Postado em 16 de Setembro de 2019 às 11h44

      Você sabe quantas horas precisa dormir?

      Sono (65)Bem-Estar (77)
      Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome. O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção…

      Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome.
      O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção de hormônios e outras substâncias necessárias para o bom desempenho das atividades diárias.
      A falta dele causa consequências sérias, como problemas físicos e psicológicos. Segundo a pneumologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono, Luciana de Oliveira Palombini, o sono de má qualidade pode levar à sonolência e cansaço diurno, dificuldade de concentração, memória e raciocínio e alterações de humor.
      Atualmente, especialistas da medicina do sono trabalham com cerca de 90 transtornos já catalogados. Além disso, conforme a Fundação Nacional do Sono, com o envelhecimento o homem passa também por alterações na qualidade e na quantidade do sono. Assim, de acordo com

      cada fase da vida, há uma forma de dormir.
      Isso acontece porque em cada fase da vida, o organismo responde de uma maneira diferente. Ao longo da vida as necessidades mudam e o organismo passa por diversas transformações. O mesmo processo acontece com o tempo necessário para ter uma boa qualidade de sono.
      Confira a tabela abaixo e fique atento se a sua idade corresponde ao tempo que você tem dedicado ao seu sono:
      Recém-nascidos (0 a 3 meses): 14 a 17 horas
      Infância: 12 a 15 horas
      Pré-escolar: 10 a 13 horas
      Escolares: 9 a 11 horas
      Adolescentes: 9 a 11 horas
      Adulto jovem (18 a 25 anos): 8 a 10 horas
      Adultos: 7 a 9 horas
      Adultos mais velhos (acima de 65 anos): 7 a 8 horas

      Alguns hábitos podem ser adotados para refletirem positivamente em uma noite de sono tranquila e saudável. Entre eles, Luciana destaca a importância de ter horários regulares tanto para dormir quanto para acordar, evitar o consumo de café, chá preto, chá mate ou chá verde no mínimo três horas antes de dormir. É importante lembrar também que os estímulos luminosos dos eletrônicos despertam o cérebro e devem ser evitados próximos ao horário de dormir.

      ______________________________________________________________

      Eko’7

      Veja também

      Coberdrom: por que você precisa dele?01/07/24 Chegou o inverno e tudo que a gente quer é estar quentinho e confortável, não é mesmo? Se você procura por um produto que que alie qualidade, durabilidade e muito conforto, o coberdrom é a escolha ideal. Ele harmoniza o que há de melhor no cobertor e no edredom: de um lado, é felpudo como o cobertor; do outro, macio e aconchegante como o edredom. Duas......
      Como o bem-estar afeta a produtividade16/11/22 Já analisou como a forma que você se sente pode afetar o quanto rende no dia? O cansaço, por exemplo, pode te tirar a concentração e deixá-lo mais lento. A fome pode irritar, a falta de atividade física pode......
      Bruxismo: o mal do sono24/10/17 Quando estamos dormindo, apesar do corpo estar em descanso, nosso organismo continua a todo vapor de forma involuntária. Nesse processo do sono, também acontece o bruxismo. Uma desordem funcional que se caracteriza pelo ato de ranger ou apertar os dentes......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias