Postado em 22 de Agosto de 2017 às 12h05

Hortelã e seus benefícios

Alimentação (58)Dicas (64)Bem-Estar (72)
Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na planta. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, ela atua…

Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na planta. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, ela atua como um calmante para o organismo, principalmente no sistema digestivo, além de ter propriedades analgésicas, estimulantes, antioxidantes

    Outro benefício, pouco conhecido da planta é o fato de ter ação expectorante no nosso organismo, pois possui propriedades antisséptica e  anestésica, atuando como um tranquilizante suave, que descongestiona as vias respiratórias pelo seu óleo essencial, o mentol. Ele é um dos principais elementos presentes no hortelã e se destaca pela ação expectorante, que ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. A pessoa pode utilizar como um óleo de hortelã que deve ser passado no corpo ou pode ingerir o hortelã.

A hortelã ainda pode ser usada em outras formas além do chá, como em cápsulas com óleo, extrato seco da planta, ou também na forma de óleo essencial para a pele. Contudo, a nutricionista destaca que quanto maior a forma natural, melhor as propriedades se mantém.

    Contudo, assim como outros alimentos com funções medicinais, a hortelã tem suas contraindicações, entre elas o consumo da planta por gestantes e lactantes. Pois as propriedades da erva pode causar contrações uterinas e em casos mais graves, asfixia do segundo grupo.  

Outros grupos de risco que devem evitar o consumo são pessoas com anemia e crianças com menos de dois anos de idade. A indicação para quem não está nessa lista, segundo Monique, é de 50 gramas por dia, o equivalente a duas colheres de sopa.

Se você quiser cultivar a planta em casa, fique atento para que ela seja plantada em solo fértil, que seja rico em matéria orgânica. Caso opte por plantar em vasos, lembre-se de fazer furos de drenagem no fundo.  Ela também exige bastante luz, por isso, a indicação é que se plante ou deixe seu vaso virado para o leste. Outra dica importante é quanto a irrigação, que deve ser feita de manhã cedo ou no fim da tarde, mantendo sempre o solo úmido.

Veja também

Como usar o protetor solar de forma correta?29/11/17 O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais comum…...
ATIVIDADES FÍSICAS AUXILIAM NO SONO29/08/19 Pratique atividade física e melhore seu sono Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem um segredo para lhe contar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito.......
Animais de estimação, uma receita para saúde, carinho e diversão!04/04/17 Apenas quem tem ou já teve um animalzinho de estimação em casa sabe o quanto a relação entre humanos e pets possui muito amor envolvido! Ter animais de estimação no lar exige cuidados, gastos e eventuais preocupações, afinal é uma vida que passa a estar sob......

Voltar para Blog

categorias-noticias