Postado em 22 de Agosto de 2017 às 12h05

      Hortelã e seus benefícios

      Alimentação (58)Dicas (70)Bem-Estar (77)
      Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na planta. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, ela atua…

      Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na planta. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, ela atua como um calmante para o organismo, principalmente no sistema digestivo, além de ter propriedades analgésicas, estimulantes, antioxidantes

          Outro benefício, pouco conhecido da planta é o fato de ter ação expectorante no nosso organismo, pois possui propriedades antisséptica e  anestésica, atuando como um tranquilizante suave, que descongestiona as vias respiratórias pelo seu óleo essencial, o mentol. Ele é um dos principais elementos presentes no hortelã e se destaca pela ação expectorante, que ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. A pessoa pode utilizar como um óleo de hortelã que deve ser passado no corpo ou pode ingerir o hortelã.

      A hortelã ainda pode ser usada em outras formas além do chá, como em cápsulas com óleo, extrato seco da planta, ou também na forma de óleo essencial para a pele. Contudo, a nutricionista destaca que quanto maior a forma natural, melhor as propriedades se mantém.

          Contudo, assim como outros alimentos com funções medicinais, a hortelã tem suas contraindicações, entre elas o consumo da planta por gestantes e lactantes. Pois as propriedades da erva pode causar contrações uterinas e em casos mais graves, asfixia do segundo grupo.  

      Outros grupos de risco que devem evitar o consumo são pessoas com anemia e crianças com menos de dois anos de idade. A indicação para quem não está nessa lista, segundo Monique, é de 50 gramas por dia, o equivalente a duas colheres de sopa.

      Se você quiser cultivar a planta em casa, fique atento para que ela seja plantada em solo fértil, que seja rico em matéria orgânica. Caso opte por plantar em vasos, lembre-se de fazer furos de drenagem no fundo.  Ela também exige bastante luz, por isso, a indicação é que se plante ou deixe seu vaso virado para o leste. Outra dica importante é quanto a irrigação, que deve ser feita de manhã cedo ou no fim da tarde, mantendo sempre o solo úmido.

      Veja também

      Magnésio, mais importante do que você imagina17/06/20 Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio. Esse mineral tem uma função primordial nas reações intracelulares (que ocorrem dentro das células) do nosso corpo. Entre elas, a nutricionista......
      Você já tomou água hoje?11/09/18 O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de......
      É HORA DE 'PUXAR' AS COBERTAS!03/05/21 Chegou a hora de colocar os cobertores para jogo. Após ficarem meses armazenados, é possível que eles estejam com aquele chamado “cheiro de guardado”, o que é normal. Mas como você pode solucionar esse pequeno......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias