Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 15h59

      Quais exames são necessários após a menopausa?

      Dicas (70)

      Acompanhamento médico é essencial

      É rotina na vida da mulher realizar ao menos uma consulta ginecológica ao ano. O acompanhamento é essencial para dar check na saúde, mas depois que a menopausa chega, com a divisão entre a fase reprodutiva da mulher, pode haver confusão sobre a periodicidade dos exames e quais são importantes. É claro que cada mulher conversará diretamente com seu médico (a) para alinhar os exames, mas vamos citar abaixo alguns importantes:

      Exames de sangue: Para análise do colesterol, triglicerídeos, função renal e dosagem de hormônios da tireoide. Apenas com esses resultados é possível recomendar intervalos nas repetições de consultas/exames. Bem como analisar o que é necessário para a paciente.

      Papanicolau: O exame preventivo é recomendado pelo Ministério da Saúde até os 65 anos de idade, e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda até os 70 anos. Ou seja, mesmo após a menopausa, precisa continuar com o acompanhamento.

      Exames clínicos: O médico pode fazer análise clínica das mamas, exame especular e exame de toque para verificar se está tudo bem, ou se há alguma anormalidade mamária ou pélvica.

      Densintometria óssea: Ajuda no diagnóstico de osteoporose e de baixa densidade óssea (osteopenia). Quando não há identificação de riscos, a mulher recebe indicação a partir dos 65 anos, caso tenha riscos, provavelmente o médico faça pedido antecipado. Em caso de menopausa precoce, o primeiro exame deve ser feito aos 50 anos.

      Esses são alguns dos exames que costumam ser solicitados. Em todo caso, você deve buscar seu ginecologista e fazer acompanhamento médico. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo risco maior de fraturas. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva…...
      Está esgotado? Conheça hábitos que podem lhe prejudicar09/08/22 Pode ser que você já siga o tripé da vida saudável: alimentação, atividade física e sono de qualidade, e mesmo assim siga com o sentimento de cansaço, esgotamento. Acontece que, alguns hábitos do......
      Por que ler dá sono ?13/05/20 Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias