Postado em 27 de Junho de 2017 às 10h44

      Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas

      Saúde (94)
      Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada…

      Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos possuem alguma doença crônica. Este dado torna-se ainda mais preocupante com a estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil. A estimativa é que em 2050, o país terá cerca de 70 milhões de idosos, representando 30% da população. É preciso estar atento, pois uma das apreensões causadas pelo dado é que o índice de doenças crônicas também aumente.

      Um dos principais problemas que atingem os idosos são as doenças cardiovasculares. Entre elas destacam-se a hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e a coronariopatia. Em meio a tantas possibilidades perigosas é preciso estar atento aos sinais enviados pelo corpo, não ignorar algo que evidentemente está errado é uma atitude consciente de prevenção e saúde. Os principais sintomas das doenças do coração são: falta de ar, palpitações, sensação de cansaço, dores no peito, pés inchados e até mesmo tosse frequente.

      As doenças cardiovasculares não são uma regra do processo de envelhecer. Elas podem ser evitadas através da prática de exercícios físicos, evitar uma alimentação exagerada, baseada em alimentos gordurosos e altamente industrializados, procurar ter uma vida tranquila, longe de vícios e hábitos estressantes, que causam preocupações, medos e tristeza.

      As amizades, o tempo destinado ao lazer e o gosto por atividades dinâmicas apresentam um grande valor na qualidade de vida dos idosos. Além de tudo isso, consultar um médico regularmente é a receita que previne o progresso de muitas doenças. Tudo que é diagnosticado com antecedência possui maiores chances de cura.

      Veja também

      Qual o melhor açúcar?09/08/19 Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional. De acordo com a sua característica,…...
      Brasil teve aumento no consumo de bebidas alcoólicas17/02/21 Uma taça de vinho ou uma cerveja no almoço de domingo para muitas famílias brasileiras são como uma tradição. Com exceção dos casos onde a bebida alcoólica é consumida com......
      COMO EVITAR QUEDA AO LEVANTAR DA CAMA22/07/21 É possível que alguma vez você já tenha caído da cama, acontece com frequência na infância, mas pode ocorrer também com idosos, e nesta fase, os riscos da queda podem ser maiores. Observa-se que a partir......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias