Postado em 26 de Agosto de 2019 às 13h16

      A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?

      Sono (65)Saúde (94)
      Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que…

      Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional.
      Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que mantém o nosso cérebro em alerta a todo sinal de perigo. Muitas vezes ela surge quando estamos muito estressados, mas também pode surgir sem motivo aparente e em diferentes intensidades.

      Normalmente quando estamos ansiosos, nosso coração acelera, nossa respiração fica ofegante, nossa pupila se dilata e nossos músculos ficam tensionados. Por deixar o corpo inquieto e em estado de alerta, a ansiedade pode, entre outras coisas, atrapalhar a qualidade do sono e dificultar o descanso.
      Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já é sabido que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida? afirma.
      Para evitar que a ansiedade atrapalhe o nosso momento de descanso, existem algumas dicas que podem ser seguidas. A Dra. Amanda indica:

      Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve

      ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.
      Se preparar para dormir. Duas horas antes do horário habitual de sono diminuir os estímulos. Isto vale para os problemas do cotidiano. Conforme a especialista, duas horas antes escreva as pendências e as deixe de lado para no outro dia resolvê-las.
      Alimente-se com tranquilidade à noite e prefira refeições leves, não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.
      Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade do sono. Vale caminhada; pular corda; dançar; ou seja, mova-se.
      Vá para cama com sono. Cama é lugar de dormir. O sono ainda não chegou? O recomendável é ficar em um ambiente tranquilo na sala, e evitar trabalhar, estudar e resolver problemas na cama. O cérebro é uma máquina e deve associar ir para cama com dormir. Se está na cama e rolando de um lado para o outro, levante-se escute uma música tranquila, mantenha a luminosidade baixa e tranquilize-se, pois, o sono virá e quando isto ocorrer , vá para a cama.

      O que acha de seguir essas dicas e se manter tranquilo durante a noite para dormir? Com certeza o seu corpo e a sua mente irão agradecer!

      _________________________________________________________________________________

      WWW.EKO7.COM.BR

      Veja também

      Saúde mental: preciso fazer terapia?20/08/21 Quem esteve ‘on’ no Instagram esse semana provavelmente viu um post que dizia: “E fora do story, tu tá bem?”. A frase deu o que falar, dividiu opiniões e trouxe à tona algumas consequências psicológicas que a pandemia tem causado. Ao mesmo tempo que muitas pessoas construíram casa, casaram, tiveram filhos, realizaram os seus sonhos, há aqueles......
      Vamos falar sobre CÂNCER!10/04/17 Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas......
      Sonho ou pesadelo?23/12/19 Estamos dormindo cada vez menos. Essa privação de sono reduz o vigor físico, compromete a produtividade, a memória e o sistema imunológico e aumenta a chance de irritabilidade. Além disso, pode vir a causar distúrbios e pesadelos. Com certeza você já deve ter......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias