Postado em 13 de Fevereiro de 2018 às 19h31

      Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca

      Bem-Estar (77)Saúde (94)
      Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.…

      Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.

                  De acordo com a acupunturista Francieli Baú Téo, os pontos do corpo onde a acupuntura é aplicada estão localizados em canais que percorrem nosso corpo, que são chamados de meridianos. Esses pontos e estímulos podem variar de sessão para sessão, conforme o relato e diagnóstico de cada paciente. Ela ainda fala que ?existem diferentes causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, ou ainda apresenta-se como um sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou síndrome pré-menstrual?.

       

                  Para saber quais pontos do corpo utilizar, é necessário primeiro saber a causa da enxaqueca através de um diagnóstico utilizando conhecimentos da medicina tradicional chinesa. Depois disso, aplica-se os pontos para equilibrar os meridianos, pontos analgésicos para a dor e anti-inflamatórios. ?Deste modo, reduz-se também a quantidade de medicamentos utilizados para amenizar a dor, melhorando a qualidade de vida do paciente?, destaca Francieli.

                 

      O número de sessões varia, de acordo com o quadro clínico de cada um. Se as crises são recentes, as chamadas crises agudas, o tratamento costuma ser mais rápido. Já quando se trata de crises crônicas, pode levar um pouco mais de tempo. É importante falar que a acupuntura trata a causa e não somente o problema. As crises diminuem aos poucos, assim como a intensidade da dor, até desaparecem.

                  Nas situações onde as crises de enxaquecas ou cefaleias são tensionais (causadas pela tensão do músculo trapézio, localizado na base do pescoço), além dos pontos para analgésicos da dor, são utilizados os pontos para relaxamento muscular, descomprimindo as veias que passam pelo músculo, liberando a circulação local. Quando essas dores são causadas por emoções como estresse, raiva, depressão ou irritação, trata-se o equilíbrio do órgão afetado. Procura-se conhecer qual dessas emoções encontra-se mais alterada e aplica-se pontos calmantes e para relaxamento do paciente.

      Veja também

      Amamentação: amor que sai do peito19/01/18 Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de…...
      Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?13/06/18 Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista......
      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout17/12/21 Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias