Postado em 10 de Outubro de 2017 às 11h31

Por quê bocejamos?

Bem-Estar (72)
Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso significa? Por quê sentimos essa imensa vontade de bocejar…

Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso significa? Por quê sentimos essa imensa vontade de bocejar quando vemos o outro fazendo?

A psicóloga Thaíse Kunzler explica que o nosso corpo induz o bocejo para obter mais oxigênio e retirar o acúmulo de dióxido de carbono, resfriando o cérebro e aumentando a frequência cardíaca. Serve como um alerta que o corpo faz para despertar. Segundo a psicóloga, esse ato é considerado um dos comportamentos humanos mais esquisitos, justamente por ter essa característica de transmissão contagiosa. O médico neurologista e também criador da psicanálise, Sigmund Freud, observou que possuímos pouco controle sobre nossas ações, ou seja, na maior parte do tempo, somos irracionais.

Thaíse conta que a Universidade de Parma, na Itália, nomeou células inteligentes do nosso cérebro de neurônios-espelhos. Essas células se ativam quando experimentamos emoções. Algumas pesquisas apontam que o bocejo é causado por esses neurônios, presentes no córtex pré-frontal, que ao serem ativados criam modificações corporais, alterando a química do corpo e se propagando independentemente da nossa vontade.

Já a Universidade de Maryland, que fica nos Estados Unidos, considera que o bocejo está relacionado com comportamento empáticos, sociais e imitativos, e quanto maior a sensibilidade do córtex motor primário, maior a probabilidade de bocejar por contágio. A lógica de sobrevivência é o que faz ativar os neurônios espelhos para nos tornar mais aptos a desenvolvermos conexão e vínculo emocional.

Em resumo, existem várias respostas para o acontecimento do bocejo. Apesar disso, ele ainda continua sendo um mistério para muitos cientistas que estudam nosso cérebro. Uma coisa é certa, sempre que você ver alguém bocejar, como em passe de mágica, estará fazendo a mesma coisa. E você? Quantas vezes bocejou enquanto lia esse texto?

Veja também

Por que ler dá sono ?13/05/20 Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao ler.  O primeiro motivo de porque isso acontece é que quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no......
OS QUATRO ESTÁGIOS DO SONO10/06/20 1 - O primeiro começa cerca de cinco minutos depois que caímos na cama. É a mudança do estado de vigília para o sono mais profundo, mas ainda leve. Ficamos pouco conscientes e com a atenção reduzida. Nesse......
O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia......

Voltar para Blog

categorias-noticias