Postado em 09 de Março de 2020 às 16h46

Dia da Mulher - como anda o sono dela?

Datas Comemorativas (38)Saúde (91)Sono (65)
Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla.
Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e ansiedade e fica cada vez mais difícil ter uma rotina de sono saudável. Aí surgem problemas como insônia, o distúrbio do sono mais recorrente entre o sexo feminino.
De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, a jornada tripla passou a gerar vários problemas de saúde para a mulher, que antes acometiam somente os homens. "Uma mulher privada de sono apresenta elevados riscos cardiovasculares, aumento da chance de obesidade, alteração nos hormônios da tireoide e de sua fertilidade. Assim como os homens, não dormir o necessário é um fator de risco independente para aumento de comorbidades".
Vivemos em uma sociedade privada de sono, ou seja, cada vez estamos dormindo menos do que precisamos. Cerca de 30% da população sofre com apneia obstrutiva do sono e 40% sofre com insônia. As mulheres são acometidas em todos os mais de 30 distúrbios do sono.
Além do mais, um estudo multinacional com mais de 6 mil mulheres revelou que 46,3% das menopausadas com 45 anos ou mais relatavam sono de má qualidade ou insônia após a menopausa, queixando-se principalmente de acordar no meio da madrugada e não conseguir dormir dali em diante. Sono não reparador é particularmente prejudicial à saúde porque piora outros sintomas da menopausa.
"A menopausa é um momento crítico para a qualidade do sono feminino uma vez que temos uma cascata de mudanças hormonais desfavoráveis, aumentando a prevalência de apneia obstrutiva do sono e insônia. Além de ser um momento que pode vir com ansiedade e depressão, o que piora de uma forma geral o sono de todos nós", explica Dra. Amanda.
A médica ainda salienta que, de uma forma geral, as mulheres procuram mais por ajuda profissional quando notam que a saúde está debilitada, pois se preocupam mais com o bem-estar.
"As mulheres se preocupam mais com a qualidade do sono sim e vão com mais frequência consultar os especialistas em sono. Interessante observar que são as responsáveis por levar seus maridos também ao consultório médico e seus filhos, sendo portanto responsáveis pelo cuidado de toda família", enfatiza a especialista.
Assumindo um papel de cuidadora, a mulher se torna responsável pelo bem-estar de todos que a cercam, mas é importante se atentar para a qualidade de vida de si mesma. Manter uma rotina saudável, entre alimentação e exercícios físicos, assim como controlar a rotina de trabalho e evitar situações de estresse, auxiliam em um sono melhor e restaurador.
Você lembra quais são as dicas para manter uma rotina de sono saudável? Acesse nossa matéria Como ter uma boa rotina de sono? e saiba como!

Veja também

Fatores que influenciam no sonambulismo18/11/19 Dificuldades para dormir ou manter um sono contínuo estão ligadas a diversos problemas. Muitas vezes são causados pela ansiedade, depressão, dores crônicas ou doenças, como o sonambulismo. Esse distúrbio é caracterizado por comportamentos anormais no meio da noite, como sentar na cama, arrumar as cobertas, caminhar pela casa, mudar de roupa, abrir portas e janelas…...
Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na......
Você sabe quantas horas precisa dormir?16/09/19 Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome. O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos......

Voltar para Blog

categorias-noticias