Postado em 17 de Dezembro de 2019 às 14h38

      Recuperando o sono atrasado

      Bem-Estar (77)Sono (65)
      A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do indivíduo, mas não é capaz de melhorar o desempenho…

      A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do indivíduo, mas não é capaz de melhorar o desempenho cognitivo.
      De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, esta prática tão comum em nossa sociedade nos torna refém do que chamamos jet-lag social e provoca uma espécie de diferença de rotina entre a semana e o final de semana, provocando a interrupção da regularidade do nosso relógio biológico, ou seja, o nosso metabolismo. Manter horários regulares de sono durante o final de semana é a melhor estratégia para evitar distúrbios do sono.
      “As pessoas precisam ter consciência de que nunca se recupera uma noite de sono. Por isso discutimos tanto hoje em dia sobre os trabalhadores em turno noturno que sofrem diversas alterações em seu metabolismo, como obesidade, sedentarismo, doenças cardiovasculares e aumento da incidência de alguns cânceres como o de mama. A noite foi feita para os seres humanos dormirem”, explica a médica.
      Atualmente vivemos em uma geração privada de sono, inclusive em crianças e adolescentes. As consequências dessa falta são dificuldade de aprendizado, irritabilidade, fadiga, sonolência, aumento dos acidentes no trânsito e aumento do risco cardiovascular. Precisamos encarar que a privação de sono é um fator de risco para diversas doenças em nossa sociedade.
      Por isso, é necessário mudar a forma como enxergamos o sono. Amanda indica que dormir não é algo negociável. “Para dormirmos bem precisamos em primeiro lugar termos rotina de sono, ou seja, estabelecer um horário a ser seguido todos os dias. Além disso, atividade física e alimentação regular são importantes estratégias para otimizarmos nosso sono, assim como evitar o uso de celulares antes de dormir, pois isto interfere na qualidade do nosso sono. A nossa rotina precisa se adequar ao nosso sono e não o inverso”, salienta a médica.

      _____________________________________

      Texto para Facebook:
      Jornadas de trabalho intermináveis, engarrafamentos para chegar em casa, família, casa e tempo extra pra fazer mais alguma coisa antes de dormir. Temos a sensação de que faltam horas para nossos dias e, para tentar fazer tudo, sacrificamos algumas horas de nosso sono.
      Durante a semana passamos nessa rotina e para recuperar o sono, dormimos mais tempo no fim de semana. A sensação é de que estamos recuperando o sono atrasado, mas se engana quem pensa assim.
      Confira em nosso blog as consequências dessa falta de rotina para dormir.

      Veja também

      Amamentação: amor que sai do peito19/01/18 Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de…...
      Quando é aconselhável tirar um cochilo?19/05/22 Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o......
      O que acontece depois de muitas horas sem dormir?10/03/22Conheça os efeitos corporais da falta de sono Se você já ficou mais de 24 horas sem dormir, possivelmente já experimentou os ‘efeitos colaterais’ do cansaço. A falta do sono causa inúmeros problemas a longo prazo, como aumento da corticosterona, fadiga,......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias