Postado em 18 de Novembro de 2019 às 18h03

      Qual a melhor posição para dormir?

      Sono (65)
      Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical. Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores,…

      Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical.
      Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores, lesões, fadiga, barriga saliente e indisposição para realizar tarefas do dia a dia. ?Todos nós sentimos na pele a importância do sono, então é fundamental que o tempo que dedicamos a dormir seja de qualidade, para que o corpo aproveite ao máximo?.
      Por isso, o indicado é deitar de lado, com um travesseiro na mesma altura dos ombros para a acomodar a cabeça e outro entre as pernas para encaixar os joelhos. Também é possível dormir de barriga para cima com um travesseiro abaixo dos joelhos, nivelando a região cervical com toda a extensão da coluna. Deitar de barriga para baixo não é recomendado.

      ?Deitar-se completamente de lado, chamada também de posição fetal, é considerada a melhor posição para dormir, pois nela você consegue manter a coluna mais alinhada. Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo?, recomenda Mussi.
      Dormir de forma errada e consequentemente com uma má postura pode contribuir para uma possível hiper lordose cervical, torcicolo, bursite e lombalgia. Além disso, os colchões de má qualidade – ou aqueles inadequados para o seu corpo – podem causar problemas de sono, dores e desgastes na coluna. ?As pessoas com o sono leve, por exemplo, são mais sensíveis ao desconforto proporcionado por um colchão ruim e sentem incômodos em um momento que deveria servir para relaxar. Dessa forma, a noite pode ser uma tortura?, salienta Dr. Mussi.
      Essa tensão é prolongada para o restante do dia, ocasionando problemas como estresse, cansaço físico, falta de energia, dores de cabeça, dores musculares, enxaquecas e dificuldades para se concentrar.
      Porém, não conseguimos controlar nossas posições durante a noite, já que o corpo busca a comodidade durante o sono e acabamos nos movimentando, o que é normal. O recomendado é sempre começar o seu sono na melhor posição, e já sentirá uma melhoria no sono, corpo e mente.

      ______________________________________

      Veja também

      Sonho ou pesadelo?23/12/19 Estamos dormindo cada vez menos. Essa privação de sono reduz o vigor físico, compromete a produtividade, a memória e o sistema imunológico e aumenta a chance de irritabilidade. Além disso, pode vir a causar distúrbios e pesadelos. Com certeza você já deve ter sonhado que estava caindo, ou sendo perseguido, ou se afogando. São sonhos…...
      Você sabe o que é o despertador cronológico?06/11/19 Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo......
      Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias