Postado em 22 de Agosto de 2019 às 13h05

      Como ter uma boa rotina de sono?

      Sono (65)Bem-Estar (77)
      Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…

      Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não ter dormido.

      Segundo a otorrinolaringologista Amanda Costa, atualmente dormimos menos do que nossos pais e muito menos do que nossos avós! Ela ressalta que os problemas mais comuns relacionados ao sono são insônia, roncos e apneias. ?Existem algumas estratégias simples que nos ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila. O primeiro é ter uma vida saudável. Isto mesmo! Dormir é o momento que nosso corpo usa para realizar uma grande produção de hormônios, uma otimização de processos cerebrais, restituição de nossos tecidos e uma produção de anticorpos (células de defesa), ou seja, é o momento em que nosso corpo se encontra para organizar o próximo dia? afirma.

      Dicas para ter uma boa rotina de sono

      • 1ª Dica:

      A primeira dica é manter uma rotina de horário de sono. Conforme a otorrino, o corpo produz hormônios especiais para estimular o sono que devem ser produzidos conforme a rotina de cada um e também são regulados pela temperatura. ?Todos nós, em torno da 3h-5h da manhã temos uma queda de temperatura e estamos mais sonolentos. Por isso é tão importante termos horários regulares, pois o nosso corpo vai se preparando para dormir?.

      • 2ª Dica:

      A segunda dica se refere aos benefícios da atividade física para melhorar a qualidade do sono. ?Todos nós dormimos melhor se praticarmos 20 minutos de atividade física por dia, especialmente se for pela manhã e em ambientes com leve exposição ao sol (preste atenção no leve). A melatonina é um hormônio que nos ajuda na regularização do sono e ela é produzida com o auxílio da luz solar e é otimizada com a atividade física regular? informa Dra. Amanda.

      • 3ª Dica:

      A terceira dica é sobre bons hábitos alimentares. Antes de dormir não é recomendado uma grande refeição, pois o sistema digestivo não deve se preocupar em digerir alimentos no momento do sono. ?Existem importantes hormônios que controlam nosso apetite que são produzidos durante a noite como a grelina e a leptina. Quem apresenta noite mal dormidas sente mais fome e tem 25% mais de ganho de peso do que quem dorme bem. Refeições leves à noite e evitar álcool ajudam a ter um sono tranquilo e reparador?, salienta.

      • 4ª Dica:

      A quarta dica é ter um ambiente relaxante para dormir. O quarto deve ser um lugar onde as preocupações, irritações e aflições não podem entrar. ?Cores claras com um ambiente relaxante e a escuridão ajudam a induzir o sono. Além disso, celulares, ipads, computadores devem ser evitados duas horas antes de dormir, assim como a televisão que através da luz que emite, estimula o sistema nervoso central a se manter acordado?.

      A otorrino destaca que dormir é um momento sagrado e essencial. ?Cuidar da qualidade de seu sono é cuidar da sua saúde? finaliza.

      ______________________________________________________

      Site Eko’7

       

      Veja também

      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
      Os benefícios do vinho para o coração09/08/18 Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos......
      Cuidados com ronco e apneia18/10/18 O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias