Postado em 13 de Dezembro de 2017 às 16h48

Você respira da maneira correta?

Bem-Estar (72)
Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e estresses do dia a dia?         Além disso, quando respiramos…

Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e estresses do dia a dia?

        

Além disso, quando respiramos corretamente, o coração faz menos esforço e nossos músculos cardíacos relaxam. Outro benefício é a maior oxigenação do cérebro e um melhor fluxo sanguíneo.

Esses exercícios também fazem com que a pessoa sinta-se mais relaxada e causam a ótima sensação de bem-estar.

Respirando corretamente

            De acordo com informações do site relaxar.org, a respiração correta é aquela em que inspiramos pelo nariz, enchendo o abdômen de ar, depois a área das costelas e por fim o tórax. Fazendo esse processo de forma reversa na hora de expelir o ar. No início pode parecer complicado, com tempo e treinamento é possível dominar essa prática, até o ponto se tornar automático.

            Para facilitar as primeiras tentativas, é possível fazer deitado no chão, de barriga para cima com braços e pernas soltos. Feito isso, basta colocar em prática o a técnica anterior. Esse tipo de respiração permite que quase toda a capacidade dos pulmões seja utilizada, diferentemente da forma ?normal? que fazemos todos os dias, que equivale a apenas um terço de uso.

Outros exercícios

            Além desse exercício, existem outros que nos ajudam a respirar melhor, entre eles está a diafragmática em shavasana. Para fazer essa técnica, deite sobre uma superfície firme e de forma confortável, com os pés um pouco afastados e deixe os braços soltos ao longo do corpo com as palmas das mãos para cima. Depois deixe o ar entrar e sair pelo nariz de forma suave, apoiando uma de suas mãos sobre o peito,  deixando o mais imóvel possível. Deixe a outra mão descansando abaixo das costelas, na região do baixo abdômen. Feito isto, basta imaginar seu diafragma como uma bexiga, que infla na inspiração e esvazia na expiração.

            Existe ainda o método Bhramari, onde você senta em uma cadeira, inspira pelas duas narinas e, ao expirar, solta os músculos da boca tentando reproduzir o zumbido de uma abelha.

E o método Nadi Shodhana, ficando sentado de forma ereta e colocando o dedo médio e o indicador da mão direita no ponto entre as sobrancelhas. Em sequência, expire pelas duas narinas, tampando a narina direita com o polegar e inspirando apenas pela esquerda. Logo em seguida, tampe a esquerda com o dedo anelar e solte o ar pela direita. Depois, inverta a posição dos dedos e complete o ciclo. O indicado é que se façam 12 ciclos.

Veja também

Por que dormir com cobertores pesados é tão bom?31/08/22A ciência explica! Tem coisa melhor do que dormir com um edredom pesado e quentinho no frio? A sensação de ser abraçado é mais do que uma característica gostosa dessa época do ano, existe um motivo científico, e nós vamos te contar tudo aqui! Publicado pela National Library of Medicine, um estudo apontou que cobertores pesados podem ajudar no combate a ansiedade, estresse,......
Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense......
INFÂNCIA FELIZ E SAUDÁVEL09/03/17 Bom dia querido leitor.  Se você é pai, mãe, irmão ou convive com crianças precisa ficar atento às dicas que apresentamos hoje. Conversamos com o médico pediatra, Dr. Julio César Pereira Dias que fala sobre os hábitos saudáveis na infância. Sabemos que o......

Voltar para Blog

categorias-noticias