Postado em 25 de Maio de 2018 às 15h00

      Trombofilia e as injeções de amor

      Saúde (94)
      A gravidez é sempre um momento único na vida da futura mamãe. Neste período, a mulher passa por inúmeras transformações em seu corpo e é preciso estar atenta a todos os sinais para que tudo ocorra de forma saudável e segura. Muitas gestantes ficam preocupadas com o risco de sofrerem com a trombofilia. Essa doença…

      A gravidez é sempre um momento único na vida da futura mamãe. Neste período, a mulher passa por inúmeras transformações em seu corpo e é preciso estar atenta a todos os sinais para que tudo ocorra de forma saudável e segura.

      Muitas gestantes ficam preocupadas com o risco de sofrerem com a trombofilia. Essa doença está relacionada à alguns fenômenos sanguíneos que podem levar ao tromboembolismo. Esses problemas são conhecidos, geralmente, por deixarem o ?sangue mais grosso?, contribuindo para o entupimento das veias.

      Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da trombofilia, entre eles, está a predisposição genética e o uso de estrogênios, viagens prolongadas, cirurgias, imobilização e terapias de reposição hormonal. Outro risco que as grávidas correm é a formação de coágulos que obstruem os vasos sanguíneos, causando o entupimento das veias pulmonares, cerebrais e cardíacas.

      Cuidados

      A médica especialista em ginecologia e obstetrícia, Rita de Cássia Pozzati explica que a prevenção poder feita através de meias elásticas de média compressão durante a gravidez e nas primeiras seis semanas do parto. O uso de medicamentos, segundo ela, é recomendado quando se tem um histórico de trombose, perdas fetais e doenças predisponentes.

      Quem passou por momentos de apreensão com essa doença foi a professora de balé, Vanessa Battistello Broglio. Depois de passar por três experiências de perda durante a gravidez, ela passou a investigar o motivo do não desenvolvimento do feto em seu ventre. Depois de algumas idas a Porto Alegre (RS), descobriu que se tratava de trombofilia. Além do tratamento inicial para conseguir engravidar novamente, Vanessa passou os nove meses da gestação afastada de seu serviço e tomando injeções diárias para que Helena viesse ao mundo.

      Foram as injeções de amor que permitiram a continuidade da gestação de Vanessa. Hoje, ela relata com emoção sua história. Junto com seu esposo, André e sua filha, são exemplos reais de uma história de luta e perseverança com um final feliz.

      Veja também

      Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez que a ferida cura, deve parar de…...
      Erros cometidos durante higiene bucal18/10/21 Será que você está cuidando da sua saúde bucal da forma correta? Pode parecer simples, e na verdade, até é, mas alguns detalhes precisam de mais atenção. Existem alguns erros muito comuns e que podem......
      A importância da vacinação infantil20/04/17 A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias