Postado em 28 de Agosto de 2017 às 16h09

      Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas

      Alimentação (58)Saúde (94)
      Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando…

      Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando menos apurado.

      Segundo a nutricionista Flávia Sell, a alimentação no dia-a-dia dos idosos deve ser fracionada, evitando longos períodos de jejum e refeições muito pesadas. O ideal são 3 refeições principais: o café da manhã, almoço e jantar, além de dois lanches, um durante a tarde e outro a hora da ceia. Outra dica é procurar manter sempre os mesmos horários.

      Alimentos ricos em vitaminas A,C e E devem ser inseridos no cardápio.

      A ausência de vitamina A no organismo faz com que aumentem os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, além de alguns distúrbios gastrointestinais. Os alimentos ricos nesse tipo de vitamina são fígado, vegetais verde-escuros, amarelos ou laranjas, além de frutas e leite integral.

      Já a vitamina C é conhecida por melhorar o sistema imunológico e diminuir o estresse, ponto importante para as pessoas idosas. Além de facilitar a absorção de ferro pelo organismo. Essa vitamina não é produzida pelo corpo, por isso é importante procurar alimentos que possam suprir essa ausência. Ela é encontrada principalmente em frutas, verduras e legumes. Caso o idoso não consuma a quantia necessária dessa vitamina por dia, é possível utilizar medicamentos que façam sua complementação, sempre com acompanhamento e recomendações médicas.

      Por fim, a vitamina E, que é muito importante contra a formação e desenvolvimento de uma doença chamada aterosclerose. A aterosclerose ocorre quando placas de colesterol e gorduras se formam nas paredes das artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo, o que pode levar a sérias complicações. O idoso pode nutrir o corpo com vitamina E consumindo óleos vegetais, germe de trigo, cereais integrais, verduras e legumes verdes, além de sementes e frutas secas.

      Proteínas

      Outro tipo importante de componente fundamental para o organismo de um idoso, são as proteínas. Uma pesquisa publicada no Diário Americano de Fisiologia, Endocrinologia e Metabolismo indica que o idoso deve consumir pelo menos 1,5 gramas de proteína por dia, para cada quilo de peso, o dobro do valor recomendado para pessoas mais jovens. Justamente pela dificuldade de absorção do organismo. Além disso, elas são importantes para manter o índice de massa magra do corpo.

      Flávia ainda fala que uma dieta equilibrada é fundamental para a manutenção de todos os processos vitais, pois ela irá fornecer a energia necessária para manutenção destes processos, e através dela será assegurada uma ingestão equilibrada de todos os nutrientes. Uma boa alimentação irá assegurar um envelhecimento saudável, evitando os males comuns a essa fase.

      Veja também

      Sem tabu: a importância da saúde mental29/01/21 A internet trouxe para o mundo milhares de oportunidades, entre tantas coisas, o fácil e rápido acesso à informação pode ser destacado. Centenas de sites de notícias e blogs foram criados, concedendo espaço para assuntos que antes eram pouco pautados, considerados tabus, como a saúde mental. Até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),......
      Antidepressivos prejudicam o sono06/01/20 A depressão é considerada o mal do século. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população, taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estudo publicado na revista JAMA Psychiatry, foi descoberto uma......
      Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias