Postado em 02 de Setembro de 2019 às 17h36

      SETEMBRO AMARELO - DIGA SIM A VIDA!

      Datas Comemorativas (39)
      Cada vez mais os sentimentos de impotência e tristeza está tomando conta das pessoas. As relações estão se tornando mais líquidas, ou seja, as pessoas estão se distanciando cada vez mais e a sociedade já não deixa mais espaço para a tranquilidade, a qualidade de vida e o bem-estar. Tudo isso reflete em doenças psicológicas,…

      Cada vez mais os sentimentos de impotência e tristeza está tomando conta das pessoas. As relações estão se tornando mais líquidas, ou seja, as pessoas estão se distanciando cada vez mais e a sociedade já não deixa mais espaço para a tranquilidade, a qualidade de vida e o bem-estar. Tudo isso reflete em doenças psicológicas, como a depressão que, em casos extremos leva as pessoas a se suicidarem.
      Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano e a tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
      No Brasil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2016 foram registradas 11.433 mortes por suicídio, em média, um caso a cada 46 minutos. O número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior.
      Segundo a voluntária e porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), Eliane Soares, a depressão é uma doença e precisa de acompanhamento médico e psicológico. ?As pessoas nessa situação têm uma pressão interna enorme e não estão conseguindo lidar com isso. Falar ou desabafar ajuda a reduzir imediatamente essa pressão e pode ajudar a pessoa a reorganizar suas emoções e pensamentos. Mas é importante a pessoa se sentir respeitada e compreendida, e não julgada, repreendida ou ter suas dores diminuídas.?.
      Eliane também pontua que alguns sinais de que a pessoa pode estar pensando em tirar sua própria vida são relacionados a mudanças de comportamento, como queda no rendimento escolar e profissional, afastamento dos amigos e familiares, mudança no apetite e sono, deixar de participar de atividades que antes eram prazerosas, começar a falar de morte ou somente no passado sem planejar nada a longo prazo, se desfazer de objetos importantes como coleções e instrumento musical.
      ?Nem sempre é fácil observar esses sinais e não deve, nunca, haver sensação de culpa caso haja uma tentativa de suicídio de alguém próximo. Para ajudar é se oferecer para conversar em local discreto, sem preconceitos, julgamentos ou comparações. Aceitar que por mais que o problema que a pessoa vai te contar te pareça simples, para ela é causadora de uma dor insuportável?, explica a voluntária.

      Por quê Setembro Amarelo?
      O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no dia 10.
      Como todo movimento do gênero, é importante para lembrar as pessoas que o problema é real e é estimular as pessoas a procurarem e oferecerem ajuda. Eliane pontua que por muito anos a questão ?suicídio foi varrida para debaixo do tapete, fingimos que não existia e só é possível fazer prevenção quando se fala a respeito. É como a prevenção da AIDS e de diversos tipos de câncer: há duas décadas eram tabus na sociedade e, com as repetidas campanhas de esclarecimento mudaram de patamar e hoje matam muito menos do que no passado.
      O CVV desenvolveu um site como apoio à campanha. Um local em que as pessoas possam encontrar informações confiáveis e simples sobre como prevenir essa questão que é considerado um problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde. ?Qualquer pessoa com pelo menos 18 anos de idade, vontade de conversar com pessoas desconhecidas sem preconceitos ou julgamentos e tempo para plantões semanais pode se tornar voluntário do CVV e ajudar pessoas a ver a vida de outra maneira?, convida a voluntária e porta-voz do grupo, Eliane.

      __________________________________________________________________

      SETEMBRO AMARELO

      EKO’7

      Veja também

      SIMPATIAS DE VIRADA: cientistas esclarecem sobre a prática21/12/20 Quem é do time das simpatias de fim de ano? Depois de tanta intensidade em 2020, até quem não acredita muito é capaz de se render. No ano passado, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) realizou uma pesquisa onde 32% dos entrevistados responderam que planejavam fazer alguma simpatia de virada. Destes, 16% buscavam atrair mais dinheiro, o segundo maior desejo......
      Junho vermelho: por mais doadores de sangue02/06/21 E se você pudesse salvar vidas? De acordo com matéria divulgada, em 2019, pelo Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue doada, pode salvar até quatro vidas. Ou seja, se você se encaixa no perfil apto para......
      Dia da Mulher - como anda o sono dela?09/03/20 Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla. Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias