Postado em 20 de Abril de 2021 às 15h45

      PANDEMIA AUMENTOU OS PROBLEMAS DE SONO DOS BRASILEIROS

      Sono (65)

      Incertezas no trabalho, preocupações com relação à saúde, rotina abalada.... É assim que o mundo tem vivido desde o início da pandemia. Todas estas situações interferem diretamente na qualidade do seu sono, capaz de influenciar aspectos da vida humana como: produtividade, vigor físico, capacidade mental e intelectual, humor e apetite. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antes mesmo do coronavírus, 40% dos brasileiros já sofriam com algum distúrbio do sono. 

      No início da quarentena entre abril e maio, a palavra insônia foi a mais procurada no Google, e a busca por "remédio para insônia" cresceu 130% em maio de 2020. Uma pesquisa feita este ano, pela Royal Philips em 13 países, com a participação de 13 mil adultos, mostra que 74% dos brasileiros entrevistados tiveram um ou mais problemas de sono, sendo que 50% relataram que a pandemia teve interferência direta na qualidade do sono. 

      De acordo com o estudo, as mulheres foram mais prejudicadas, 79% afirmaram ter dificuldades para dormir, e 52% delas disseram sofrer com a insônia. O mesmo distúrbio afetou 40% dos homens, e 68% deles disseram ter apresentado novas dificuldades para dormir por conta da pandemia. 

      O cenário pouco favorável formado pelo coronavírus trouxe novos anseios e hábitos, inclusive o aumento do consumo de bebidas alcóolicas, o que também prejudica a qualidade do sono. Todo esse contexto, além de atrapalhar o sono, atrapalha a saúde dos seres humanos,  sendo assim, buscar ajuda profissional é fundamental. A insônia não pode ser encarada como algo normal, principalmente quando ela se repete por mais de meses e com frequência de três ou mais noites por semana.

      Seu tratamento pode envolver mudanças de hábitos ou até, em alguns casos específicos, o uso de medicações hipnóticas. Outros recursos alternativos podem ser aliados, como o uso de aplicativos para meditação e também para controle do sono. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Qual é a melhor posição para dormir realmente bem?09/12/24 O sono reparador é fator fundamental para a qualidade de vida e a posição em que dormimos também interfere no nosso bem-estar. Saiba como: A melhor posição para se dormir é sempre aquela que deixa sua coluna cervical alinhada, por isso, se optar por deitar-se de lado, busque um travesseiro que deixe sua cabeça alinhada com o corpo: nem muito baixa, nem muito alta. Nestes casos, é importante utilizar um travesseiro......
      Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada......
      Melatonina e o sono11/02/20 Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é a responsável por ajustar nosso relógio biológico e direcionar as atividades do nosso corpo para o momento de descansar ou se manter ativo. Há 60 anos são realizadas pesquisas constantes a respeito desse......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias