Postado em 03 de Julho de 2019 às 11h51

      O frio chegou e com ele as alergias respiratórias: saiba como evitar

      Saúde (94)
      O inverno começou no dia 21 de junho. Os casacos já não ficam mais guardados no armário e muitas casas já começam ser aquecidas com o fogão a lenha. Acompanhado das baixas temperaturas, alergias e doenças respiratórias aumentam nesta época do ano. Gripe, rinite e resfriado são alguns exemplos e normalmente apresentam sintomas que vão…

      O inverno começou no dia 21 de junho. Os casacos já não ficam mais guardados no armário e muitas casas já começam ser aquecidas com o fogão a lenha.

      Acompanhado das baixas temperaturas, alergias e doenças respiratórias aumentam nesta época do ano. Gripe, rinite e resfriado são alguns exemplos e normalmente apresentam sintomas que vão de febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular.

      Esse mal-estar pode ser causado pela baixa umidade, ar frio, contato com ácaros de roupas guardadas, ambientes fechados e ventilação reduzida, que facilitam a transmissão de vírus, bacilos e fungos, agentes causadores dessas enfermidades típicas da estação.

      Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 3,5 milhões de pessoas ao ano sejam comprometidas pela gripe. Tendo em vista esse número, o Ministério da Saúde brasileiro realiza campanhas de vacinação para prevenção. Neste ano, até o início do mês de junho, mais de 47 milhões de pessoas foram imunizadas, dentre o grupo prioritário que conta com crianças, gestantes, idosos e hipertensos. A escolha do público prioritário no País segue a recomendação da OMS, por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

      Além disso, os sintomas são tão parecidos que fica difícil diferenciar se é gripe, resfriado ou rinite. Com isso, muitas vezes as pessoas se automedicam e esse não é o caminho mais indicado. Quando os sintomas persistem e são muito fortes, a procura por orientação médica é o recomendado, pois o tratamento mais efetivo será indicado pelo profissional.

      E se a questão é prevenir antes de receber a visita dessas doenças de inverno, atitudes como as abaixo podem ser tomadas no dia a dia.

      • Lavar as mãos várias vezes ao dia
      • Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
      • Deixar o ambiente em que está arejado
      • Evitar contato com pessoas infectadas
      • Usar umidificador de ar quando o tempo estiver muito seco
      • Ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes
      • Manter-se hidratado.

       

      Veja também

      Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.…...
      Você sabia que é possível prevenir as dores de cabeça?17/05/24 No dia 19 de maio, Dia Nacional de Combate à Cefaleia, voltamos nossa atenção a esse desconforto que pode acometer qualquer faixa etária, até mesmo crianças sentem dores de cabeça. Inicialmente é importante lembrarmos que existem diferentes tipos e origens......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias