Postado em 12 de Maio de 2017 às 17h14

      Exercícios físicos durante gravidez? Pode sim!

      Atividade Física (21)
      A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê. Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação…

      A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê.

      Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação Física e personal trainer, Orlei Costa orienta que antes da gestante praticar qualquer atividade física, ela deve certificar-se de que a gravidez não é de risco. A prática de exercícios físicos não trará nenhum malefício a saúde da mãe e do bebê, mas terá que ser avaliada por um médico que acompanha a gravidez.

      Após o médico liberar a paciente para a prática de exercícios físicos existem alguns cuidados que devem ser tomados. ?A gestante deve entender que a partir da gravidez a atividade física deve ser encarada para uma manutenção da saúde e qualidade de vida tanto dela quanto do bebê.

      Exercícios de alto impacto devem ser evitados, além de exercícios que alteram muito a sua frequência cardíaca, já que a do bebê já é mais acelerada. É preciso evitar corridas e exercícios que exijam muito esforço por parte da gestante. Afinal as corridas podem trazer lesões graves já que as articulações estão sensíveis por conta das mudanças do corpo devido a gestação.

      Entre os exercícios mais procurados estão a hidroginástica e natação, principalmente porque não geram fortes impactos para as articulações. O pilates também é uma atividade que auxilia no reforço muscular e na flexibilidade.

      Confira os benefícios da prática de exercícios físicos na gravidez:

      – Diminui as dores nas articulações e nas costas;

      – Melhora a flexibilidade;  

      – Reduz o colesterol;

      – Melhora a pressão arterial;

      – Melhora a capacidade respiratória;

      – Diminui a retenção líquida e o inchaço nas articulações;

      – Auxilia no combate ao ganho de sobrepeso;

      – Aumenta a força muscular  e diminui o risco de lesões;

      – Melhora a capacidade cardiorrespiratória e facilita o parto.

      Veja também

      PRATICAR PILATES FORTALECE A COLUNA11/05/21 Em 2017, pesquisas apontavam a existência de mais de 35 mil studios de pilates no Brasil, o que demonstra o aumento no interesse dos brasileiros pela prática. A verdade é que o pilates pode melhor, e muito, a saúde física e até mental. De acordo com o criador do método, Joseph Pilates, além de desenvolver um corpo uniforme, a prática pode corrigir a......
      Corpo são, mente sã? O yoga pode te ajudar!21/06/24 21 de junho, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com objetivo estimular a prática de yoga, como forma promover um estilo de vida mais saudável e aumentar a qualidade de vida da população mundial. Incluir o Yoga na sua rotina trará......
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias