Postado em 15 de Abril de 2019 às 13h42

Estilo Hygge: O bem-estar dentro do lar

Bem-Estar (72)
Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de estar em casa da melhor maneira possível. Esse sentimento…

Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de estar em casa da melhor maneira possível. Esse sentimento de bem-estar pode ser definido como hygge, um conceito dinamarquês sem tradução literal, mas que explica o porquê Noruega, Dinamarca e Islândia estão entre os países mais felizes do mundo segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o inverno, os dinamarqueses têm apenas quatro horas de sol por dia, com os termômetros marcando média de 0ºC. Por consequência, estar em casa se torna um hábito comum. Os países nórdicos prezam a simplicidade e o aconchego em diversas esferas do seu cotidiano e o estilo de vida tem reflexo também na decoração de suas casas.

Elementos-chave compõe esse conceito, a fim de tornar o lar um ambiente tranquilo. De

acordo com a arquiteta Tálica Stamm, ?a iluminação mais amarelada e intimista é o ponto alto para um ambiente aconchegante, aliada a várias almofadas,  tapetes felpudos e velas que oscilem com cores neutras, resultando em um ambiente totalmente agradável?.

É possível aplicar o estilo hygge em diversos ambientes da casa, mas é na sala de estar e
no quarto onde se explora mais o conceito. ?A paleta de cores se concentra em tons pastéis que contrastem com texturas de madeiras, bastante presentes nesse estilo?, reforça a arquiteta.  A presença de plantas traz vida aos ambientes e é possível explorar nesses cômodos o uso de mantas, lençóis e cobertores, enfatizando mais uma vez a importância do conforto e do bem-estar.

 

Veja também

Síndrome dos olhos secos21/03/22Com a chegada do outono e o ar mais seco, veja como manter a lubrificação ocular O outono começou no último domingo, dia 20, e o ar mais seco da estação pode ocasionar a perda de lubrificação ocular, o que traz a necessidade de mais cuidados com a saúde dos olhos. Sendo a síndrome do olho seco um dos problemas que se agravam durante o outono, pessoas que já sofrem com alergias devem ficar atentas. Desconfortos após usar......
Por quê bocejamos?10/10/17 Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso......
O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia......

Voltar para Blog

categorias-noticias