Postado em 20 de Setembro de 2022 às 09h24

      Dormir mal é tão perigoso quanto fumar!

      Sono (65)

      Já faz algum tempo que cientistas tem analisado as consequências do sono para a saúde humana, e recentemente, a Associação Americana do Coração (AHA, abreviação em inglês), descobriu que dormir mal pode ser tão nocivo quanto fumar quando falamos em saúde cardiovascular. Essa análise é realizada por um conjunto de sete métricas feito por comportamentos e fatores de risco para a saúde cardiovascular.

      Pesquisas apontam que poucas horas de sono ou a má qualidade dele está ligada à pressão alta, colesterol e aterosclerose. E ainda, dormir pouco aumenta a probabilidade de problemas cardiovasculares, como AVC e infarto, por exemplo.

      Além do sono, outros critérios podem ser considerados de risco à saúde cardiovascular, para crianças a partir dos dois anos de idade, podemos citar a exposição ao fumo passivo e ao vapor gerado pelo cigarro eletrônico.

      No Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares são causa número um de mortes. O Ministério da Saúde aponta que 26,3% dos brasileiros tem pressão alta; 9,1% tem diabetes tipo dois; 22,4% tem obesidade e somente três, a cada dez adultos praticam atividades físicas.

      Sono de qualidade é saúde

      O descanso ideal é fundamental para saúde física e mental de todas as pessoas. É comprovado que boas noites de sono melhoram a função cerebral, criatividade, humor, energia e produtividade. O sistema imunológico também fica mais forte, e para quem quer aquele ‘corpo escultural’, deve saber que o sono aumenta a capacidade de construção de músculos.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Os inimigos do sono08/02/19 Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual. De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito…...
      Dia Mundial da Audição03/03/20 Dia Mundial da Audição faz o alerta sobre a perda auditiva na população São 12 milhões de pessoas com alguma perda auditiva no Brasil A Organização Mundial da Saúde celebra em 3 de março, o Dia Mundial da Audição. O objetivo é chamar a......
      Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias