Postado em 09 de Abril de 2020 às 13h29

Criar rotina para a quarentena auxilia no sono

Bem-Estar (72)Sono (65)

Muito já se discute sobre as mudanças que o COVID-19, ou Coronavírus, está causando na rotina das pessoas. É inegável pensar que a doença está transformando como trabalhamos, nos relacionamos com a família e também como nos comportamos. 

A rotina, que antes nos fazia sair de casa para trabalhar, para ir ao mercado regularmente ou para passear, já não é a mais aconselhável. Estamos passando mais tempo em casa, como medida protetiva, o que altera todo o funcionamento do nosso corpo.

Os horários para acordar e dormir são os mais tumultuados. Segundo especialistas, o aumento de ansiedade diante da pandemia está afetando grande parte da população, fazendo-as dormir mal. 

Por isso, apesar de estarmos passando por um momento que requer muita precaução, é importante priorizar a qualidade do sono para se manter saudável, pois quando dormimos bem, nosso corpo se imuniza com mais eficácia.

Neste caso, é sempre bom relembrar as principais dicas para estabelecer uma rotina saudável de sono, indicadas pela otorrinolaringologista, Dra. Amanda Costa. Confira:

1ª Dica: manter uma rotina de horário de sono
Conforme a otorrino, o corpo produz hormônios especiais para estimular o sono que devem ser produzidos conforme a rotina de cada um e também são regulados pela temperatura.

2ª Dica: não deixar as atividades físicas de lado
A melatonina é um hormônio que nos ajuda na regularização do sono e é produzido com o auxílio da luz solar, otimizado com a atividade física regular.

3ª Dica: ter bons hábitos alimentares
Importante lembrar que não é recomendado uma grande refeição, pois o sistema digestivo não deve se preocupar em digerir alimentos no momento do sono.

4ª Dica: criar um ambiente relaxante para dormir
O quarto deve ser um lugar onde as preocupações, irritações e aflições não podem entrar.

Além disso, é possível controlar a qualidade do sono através de aplicativos. Essas ferramentas são capazes de rastrear o padrão de sono do usuário por meio de sensores que detectam alguns parâmetros, como os ciclos do sono, a frequência cardíaca, a respiração e os movimentos corporais.

Os mais conhecidos são:

Sleep Cycle: o aplicativo analisa os movimentos usando o microfone e o acelerômetro do celular e produz dados sobre a qualidade do seu sono. Ao se deitar, basta ativá-lo e colocá-lo ao lado da cama.

Apple Watch: o aplicativo funciona em uma pulseira, que consegue monitorar os batimentos cardíacos, lembrar o usuário de tomar água durante o dia e também avaliar a qualidade do sono.

O que acha de tentar monitorar seu sono com um desses? Assim você vai saber o que precisa melhorar de hábito durante o dia para obter um sono de qualidade à noite, mesmo em tempo de pandemia.

Veja também

Melatonina e o sono11/02/20 Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é a responsável por ajustar nosso relógio biológico e direcionar as atividades do nosso corpo para o momento de descansar ou se manter ativo. Há 60 anos são realizadas pesquisas constantes a respeito desse hormônio, que também apresenta influências na saciedade alimentar, no humor e até em hormônios sexuais, já que age em todos os sistemas do nosso corpo. Produzida......
Tire um tempo para fazer exercícios em casa29/04/20 Estar em casa nesse período de isolamento social fez com que nossa rotina saísse dos trilhos. É preciso reorganizar o trabalho, o sono, a alimentação e, principalmente, a prática de exercícios. Por isso,......
Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na......

Voltar para Blog

categorias-noticias