Postado em 06 de Maio de 2020 às 10h14

Dormir bem é aliado contra o coronavírus.

Bem-Estar (72)Dicas (64)

Desde o final de 2019, o mundo vem acompanhando o desenvolvimento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.
Atualmente, no Brasil, com dados atualizados no dia 22 de abril, dos 45.757 casos diagnosticados, 25.318 pessoas são consideradas recuperadas e outras 17.533 estão em acompanhamento.
Em meio a todo esse caminho percorrido pela doença, manter hábitos saudáveis e atitudes de prevenção para manter o sistema imunológico bem se tornam ações valiosas.
Há algumas alternativas que ajudam no fortalecimento imunológico para prevenir o contágio, como se hidratar, alimentar-se bem e preservar o sono. Uma das principais funções do sono é fortalecer o sistema imunológico, prevenindo inclusive as doenças virais. A melatonina - hormônio produzido enquanto dormimos - é responsável por esse processo.
Para comprovar, um estudo da Universidade Carnegie Mellon revelou que, das 153 pessoas participantes, quem dorme menos de 7 horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, já que ocorre diminuição da imunidade. Quando dormimos mal, também há aumento na produção de cortisol, hormônio que, em excesso, enfraquece a imunidade e provoca estresse.
Desse modo, ter uma rotina de sono saudável, respeitando horários para dormir e acordar, assim como alimentação saudável e prática de exercícios regulares, se tornam essenciais para este momento.
Além disso, é importante lembrar das seguintes recomendações de prevenção à Covid-19:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Veja também

Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo risco maior de fraturas. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva…...
Andar descalço faz bem à saúde14/11/18 Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato......
Você sabia que é possível prevenir as dores de cabeça?17/05 No dia 19 de maio, Dia Nacional de Combate à Cefaleia, voltamos nossa atenção a esse desconforto que pode acometer qualquer faixa etária, até mesmo crianças sentem dores de cabeça. Inicialmente é importante lembrarmos que existem diferentes tipos e origens......

Voltar para Blog

categorias-noticias