Postado em 06 de Maio de 2020 às 10h14

      Dormir bem é aliado contra o coronavírus.

      Bem-Estar (77)Dicas (70)

      Desde o final de 2019, o mundo vem acompanhando o desenvolvimento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
      De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.
      Atualmente, no Brasil, com dados atualizados no dia 22 de abril, dos 45.757 casos diagnosticados, 25.318 pessoas são consideradas recuperadas e outras 17.533 estão em acompanhamento.
      Em meio a todo esse caminho percorrido pela doença, manter hábitos saudáveis e atitudes de prevenção para manter o sistema imunológico bem se tornam ações valiosas.
      Há algumas alternativas que ajudam no fortalecimento imunológico para prevenir o contágio, como se hidratar, alimentar-se bem e preservar o sono. Uma das principais funções do sono é fortalecer o sistema imunológico, prevenindo inclusive as doenças virais. A melatonina - hormônio produzido enquanto dormimos - é responsável por esse processo.
      Para comprovar, um estudo da Universidade Carnegie Mellon revelou que, das 153 pessoas participantes, quem dorme menos de 7 horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, já que ocorre diminuição da imunidade. Quando dormimos mal, também há aumento na produção de cortisol, hormônio que, em excesso, enfraquece a imunidade e provoca estresse.
      Desse modo, ter uma rotina de sono saudável, respeitando horários para dormir e acordar, assim como alimentação saudável e prática de exercícios regulares, se tornam essenciais para este momento.
      Além disso, é importante lembrar das seguintes recomendações de prevenção à Covid-19:
      - Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
      - Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
      - Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
      - Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
      - Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
      - Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
      - Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
      - Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
      - Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
      - Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
      - Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

      Veja também

      Vamos dançar?07/05/18 Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer pessoa.             A educadora física e…...
      Por que ler dá sono ?13/05/20 Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao......
      Tire um tempo para fazer exercícios em casa29/04/20 Estar em casa nesse período de isolamento social fez com que nossa rotina saísse dos trilhos. É preciso reorganizar o trabalho, o sono, a alimentação e, principalmente, a prática de exercícios. Por isso,......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias