Postado em 11 de Agosto de 2018 às 15h00

Dia dos Pais - De herói à exemplo

Datas Comemorativas (38)
A figura do pai herói sempre esteve presente durante a nossa infância. Quando precisávamos pegar uma xícara no alto para fazer achocolatado ou quando era preciso de uma mão para segurar a bicicleta enquanto andávamos. Parecia mágica a maneira que ele desempenhava essas tarefas para nos ajudar. Na adolescência, ela perde um pouco da força…

A figura do pai herói sempre esteve presente durante a nossa infância. Quando precisávamos pegar uma xícara no alto para fazer achocolatado ou quando era preciso de uma mão para segurar a bicicleta enquanto andávamos. Parecia mágica a maneira que ele desempenhava essas tarefas para nos ajudar. Na adolescência, ela perde um pouco da força e na vida adulta passamos a olhá-la de outra maneira. O tempo passou também, e essa figura heroína começou a ser interpretada por outras pessoas. Pela mãe, pelo irmão ou pela tia, que exercem duplas funções para nos preparar para a sociedade.

Nesse Dia dos Pais, as figuras paternas dividem a homenagem. De uma boa maneira, claro. Segundo o professor de filosofia do programa de pós-graduação da Unochapecó, Edivaldo José Bortoleto, no mundo atual as famílias começam a se construir de um modo diferente, onde a mãe é o pai ao mesmo tempo e vice-versa. ?Com isso, acontece uma renovação no diálogo paterno e materno com os filhos. Os pais também passam a assumir novas tarefas, como cuidar da casa, criar os filhos e descobrir essa forma de paternidade?, explica.

Com as grandes mudanças e novidades do mundo, o pai é a nossa referência. Com ele aprendemos a dar os primeiros passos, a escovar os dentes, a amarrar os tênis e a agradecer quando recebemos ajuda. Mais tarde, ele nos ensina a como enfrentar os nossos problemas e a aproveitar da melhor forma os momentos felizes.

A partir disso, o pai assume uma tarefa nada fácil. São valores que levamos para a vida. Essa figura de herói, conforme o professor esclarece, se dá como uma forma de não nos sentirmos desprotegidos. E, para que estejamos prontos para enfrentar as situações do dia a dia, ele nos ensina o máximo que pode. ?É preciso que a família esteja aberta ao mundo para possibilitar ao filho um crescimento de autonomia, liberdade e amor. Sendo assim, ele estará preparado para viver na comunidade sem se sentir desamparado?, comenta Edivaldo.

Com o curso da vida, crescemos. Passamos do ensino fundamental para o terceirão. De lá para a universidade e assim por diante. Quando sentimos que estamos um pouco perdidos, olhamos para o lado para se certificar que ele estará lá. Basta uma piscadinha,   um sorriso ou um abraço para sabermos que está tudo bem. O nosso pai estará lá para nos apoiar e ajudar a entender como lidar com a vida.

Como os pilares que chamamos de valores nos sustentam, os nossos pais também fazem isso. Ao crescer, passamos a olhar essa figura heróica com outros olhos. Percebemos que o pai é além disso. É um exemplo. Reconhecemos que a magia paterna tem limites e que precisamos iniciar a nossa caminhada com o que aprendemos dela.

Veja também

Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de…...
Seu pai merece Eko'729/07/19 Ser pai?! A figura paterna é construída no dia a dia, representa segurança, responsabilidade e comprometimento, é uma figura fundamental para o desenvolvimento emocional e social da criança. Nossa sociedade impõe o papel de pai e o papel de mãe. Da mãe, as......

Voltar para Blog

categorias-noticias