Postado em 21 de Setembro de 2017 às 11h03

      Cuide da alimentação e durma bem

      Alimentação (58)Sono (65)
      Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…

      Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre aumento do apetite, vontade de comer doces, irritabilidade e dificuldades de concentração.

      A nutricionista Janice Danielli explica que a alimentação pode interferir diretamente no sono. Ao consumirmos alimentos muito gordurosos, pesados ou grandes quantidades antes de dormir, nosso organismo gasta muita energia para digerir estes alimentos. Algumas pessoas, por exemplo, têm grande sensibilidade à alimentos e/ou bebidas estimulantes. Por isso, devem evitar o consumo de café, chocolates, chimarrão, energético, bebidas à base de cola e pimentas.

      O açúcar também pode ser vilão, pois alimentos que contêm grandes quantidades fazem com que o sono diminua. Além disso, a nutricionista explica que a melatonina (hormônio produzido durante o sono) é sintetizada a partir da serotonina, um neurotransmissor responsável por deixar nosso cérebro em alerta. A baixa concentração de serotonina no corpo pode acarretar em irritabilidade, vontade de comer doces, sonolência diurna, perda de concentração e redução do foco. Consequentemente, se tivermos baixa serotonina, não haverá uma boa produção de melatonina, levando a quadros de insônia.

      Para auxiliar nesse processo de produção e sintetização de hormônios alguns alimentos são importantes, como banana, feijões, sementes oleaginosas, além de magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio. Outra dica importante é que a última refeição seja feita, no mínimo, 3 horas antes de dormir.

          Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de uma boa noite de sono, Janice indica duas receitas. Confira:

      Shake

      – 1 colher de levedo de cerveja;

      – 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

      – 1 banana;

      – 1 copo de leite.

      Bater tudo no liquidificador e consumir na sequência.

       

      Smoothie de cabotiá

      – ½ xícara de cabotiá cozida;

      – ½ xícara de água ;

      – ½ xícara de banana picada;

      – 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

      – ¼ de xícara de leite de coco;

      – 1 colher de sobremesa de óleo de coco;

      – 1 castanha do Pará.

      Bata no liquidificador a cabotiá, a banana, a água, o óleo de coco e o leite de coco. Depois acrescente a farinha de linhaça e a castanha do Pará e bata por mais 1 minuto.

      Veja também

      DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas. Segundo uma pesquisa realizada pela Royal Phillips, empresa líder global em tecnologia de saúde, um…...
      Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir......
      Calor, dor de ouvido e o sono11/02/20 Estação mais quente intensifica as dores de ouvido Piscinas ou praias deixam nossos ouvidos expostos as otites externas Ouvimos diariamente falar sobre infecções de ouvido - o termo otite refere-se à......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias