Postado em 15 de Agosto de 2017 às 11h07

      Chocolate nosso de cada dia

      Alimentação (58)
      O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a combater alguns problemas do nosso corpo. Isso se deve a algumas propriedades do…

      O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a combater alguns problemas do nosso corpo.

      Isso se deve a algumas propriedades do cacau, principalmente aos chamados flavonoides, que contribuem para o melhoramento de atividades cognitivas coordenadas pelo cérebro, como a obtenção de memórias, atenção e raciocínio. Os flavonoides possuem antioxidantes, o que facilita a absorção de algumas vitaminas pelo nosso corpo.

      A pesquisa foi realizada com um grupo de pessoas e analisou o comportamento do cérebro, algumas horas após o consumo de chocolate. Os resultados surgiram de acordo com o perfil de cada um. O teste revelou que nos mais velhos, o consumo em longo prazo melhorou a atenção, raciocínio, memória de curto prazo e até mesmo a dicção. Além disso, ele também se mostrou mais efetivo em idosos que já possuíam algum prejuízo cognitivo, como perda de memória.

      Apesar de se mostrar mais eficaz em pessoas com certa idade, o estudo também mostrou resultados positivos em pessoas jovens e saudáveis, principalmente para as mulheres. O estudo mostrou que esses flavonoides presentes no cacau auxiliaram a minimizar os efeitos da falta de sono no cérebro. Isso permitiu que elas passassem noites inteiras em claro e se mantivessem dispostas no dia seguinte, como se tivessem dormido a noite toda. Graças ao consumo do doce.

      Viu só? Aquele chocolatinho pós refeição, na verdade, mais ajuda do que atrapalha. Principalmente se o consumo for do meio amargo que é composto em 70% por cacau. Agora, é só aproveitar essa maravilha do mundo gastronômico.

      Veja também

      Café, vilão ou mocinho?18/07/17 Os brasileiros são apaixonados por café, as combinações criativas inserem o famoso gosto de café nos mais variados cardápios, além de ser consumido purinho, como um ritual diário, a bebida também marca presença em doces, sobremesas e pós refeições. Além do sabor marcante e o aroma inconfundível, o café sempre foi lembrado como um estimulante…...
      Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir......
      BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS11/07/19   Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias