Postado em 26 de Novembro de 2021 às 18h39

Vai fazer o Enem? Saiba como melhorar seu desempenho com uma boa noite de sono

Sono (65)

No próximo domingo, dia 28, milhares de jovens e adultos farão a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova exige muita concentração, são horas respondendo questões de diferentes matérias, por isso ter uma boa noite de sono é fundamental no bom desempenho.

Sabemos que para algumas pessoas, a ansiedade e o nervosismo são capazes de fazer o sono sumir, e aí tudo fica mais complicado. Para ajudar você a descansar melhor antes do Enem, preparamos algumas dicas:

• O que fazer no dia que antecede a prova?
Evite revisar a matéria, ou ficar horas estudando. Você se preparou o ano todo, e merece uma folguinha antes da prova. O ideal é fazer atividades que te deixem relaxado, o exercício físico pode ajudar a diminuir a tensão e lhe ajudará a dormir melhor à noite. Utilize o restante do dia para descanso.

• Quanto tempo devo dormir para estar descansado?
Em média, o indicado por especialistas é de 8 horas de sono, no entanto, é preciso lembrar que cada organismo responde de uma forma, e a faixa etária de cada pessoa também influencia no tempo ideal de sono. E lembre-se de estabelecer uma rotina do sono antes de dormir, isso vai garantir que você adormeça de forma mais rápida e descanse melhor.

• Deixe tudo organizado!
Se você pode deixar os objetos e documentos que precisa levar para a prova separados no dia anterior, deixe! Embora pareça bobagem, essa organização pode evitar que você perca seu sono pensando nesses detalhes. E também, na manhã antes da prova já terá tudo separado.

Lembre-se que o cuidado com seu descanso garantirá mais qualidade na hora do exame, elevando sua concentração, foco e controle da ansiedade. Desejamos uma excelente prova a todos! 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Distúrbios do sono na infância30/03/21 Os distúrbios do sono aparecem durante todas as fases da vida de um ser humano, não existe regra. Inclusive, estima-se que 40% dos bebês não dormem bem e 30% das crianças com até 12 anos apresentam distúrbios do sono, conforme dados da plataforma de atualização em saúde do Brasil, Secad Artmed. Existem situações severas que podem......
PANDEMIA AUMENTOU OS PROBLEMAS DE SONO DOS BRASILEIROS20/04/21 Incertezas no trabalho, preocupações com relação à saúde, rotina abalada.... É assim que o mundo tem vivido desde o início da pandemia. Todas estas situações interferem diretamente na......
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono17/12/19 Cada vez mais no mundo atual se estuda a qualidade do sono. A medicina do sono investiga não apenas problemas relacionados a um sono não reparador mas também estuda formas de prevenir futuros problemas do sono que atrapalham a qualidade de vida de todos nós.......

Voltar para Blog

categorias-noticias