Postado em 28 de Maio de 2024 às 08h00

      Sementes do bem

      O consumo de grãos e sementes é um grande aliado da nossa saúde!

      Uma colher de sopa por dia: esta é a quantidade recomendada para o consumo de grãos e sementes, a fim de que se possa fazer proveito dos amplos benefícios que esses alimentos trazem à nossa saúde. ?Tanto os grãos como as sementes são ricos em fibras alimentares, vitaminas e minerais, e, quanto mais integrais estiverem, melhores serão?, explica o nutricionista Fernando Castro.

      É importante que esse consumo seja bastante variado, assim colhem-se maiores benefícios. Conheça algumas opções que você deveria incluir no seu cardápio:

      1 - Semente de girassol: fonte de vitamina E, fibras e proteínas, contém ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e selênio, entre outros micronutrientes. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar a pressão e a evitar a prisão de ventre, além de auxiliar na regulação do açúcar no sangue.

      2 - Quinoa: destaca-se pelo alto valor nutricional, é rica em vitaminas E e C, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e zinco. A quinoa tem potencial antioxidante, relacionada à prevenção de doenças como câncer, alergias, doenças inflamatórias e cardiovasculares.

      3 - Chia: é rica em proteína, gorduras insaturadas, cálcio e zinco, além de muito ácido alfa-linolênico (ALA, um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal) e fibras. Trata-se de um alimento poderoso para auxiliar na redução do colesterol e da pressão sanguínea, além de ajudar no controle da diabetes e no fortalecimento da imunidade.

      4 - Gergelim: trata-se de uma poderosa fonte de ferro, cálcio, fibras e triptofano. Essa semente produz ação anti-inflamatória e ajuda a combater a anemia, além de controlar o diabetes. Seu efeito antioxidante ajuda a retardar o embranquecimento precoce dos cabelos, e funciona como restaurador das barreiras protetoras da pele e dos dentes.

      Sementes do bem, para o seu bem!

      Veja também

      O cálculo do IMC é válido para todos?17/05/18 Ouvimos muito falar do cálculo do Índice do Massa Corporal (IMC). Quando vamos à academia pela primeira vez é comum que o educar físico nos pese e verifique nossa altura para calcular esse índice. Mas para que ele serve? Os números estão sempre corretos? O educador físico Felipe Saretta comenta que este método avaliativo foi…...
      Teste09/09/19
      Você sabia que é possível prevenir as dores de cabeça?17/05/24 No dia 19 de maio, Dia Nacional de Combate à Cefaleia, voltamos nossa atenção a esse desconforto que pode acometer qualquer faixa etária, até mesmo crianças sentem dores de cabeça. Inicialmente é importante lembrarmos que existem diferentes tipos e origens......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias