Postado em 06 de Maio de 2021 às 17h01

      RAZÕES PARA CONSUMIR MAIS CHÁ

      Saúde (94)

      Para ajudar a dormir, para aliviar dores, para acalmar… Existem diversos tipos de chás, e cada um age de forma diferente no corpo humano. Em países como a Índia, China, Turquia, Marrocos e Reino Unido o consumo do chá é um costume antigo, e aqui no Brasil, a bebida ganhou mais espaço nos últimos anos, tornou-se quase um ritual e sinônimo de autocuidado.

      Aqueles mais adeptos do chá, desenvolvem um sentimento de conexão que abraça todo o processo, desde a preparação até o consumo. Mas por qual razão devemos beber chá com mais frequência?

      Bom para a mente, as moléculas encontras nos chás acessam o sistema límbico, que é responsável pelos comportamentos sociais e respostas emocionais. É importante lembrar, que embora possa complementar um tratamento médico, os chás não substituem medicações.

      Uma pesquisa feita na China, pelo Hospital de Zhujiang, aponta que beber três xícaras de chá diariamente pode diminuir em até 37% os riscos de depressão como uma doença crônica. Os chás ainda podem ser aliados para elevar a imunidade e acalmar a ansiedade.


      Alguns tipos de chás e seus desempenhos


      Como calmantes, estão na lista: erva-cidreira, erva-doce, melissa e camomila. Que agem com função anti-inflamatória, estão os chás de gengibre, hibisco, chá-verde, casca de laranja, canela e romã. E ainda, para quem sofre com dores de estômago, podem utilizar o boldo, alfavaca, erva-cidreira, funcho e espinheira-santa.


      Chá em sachê ou a granel?

      Os sachês podem ser mais práticos, mas os chás a granel normalmente tem mais qualidade. Enquanto para preparar o sachê basta colocá-lo na água quente, a opção a granel precisa passar por um processo de fervura.

      Agora é só escolher um de sua preferência e experimentar. Lembre-se de evitar o açúcar, e se for utilizar, que seja de forma moderada.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      ATENÇÃO PLENA: prática mindfulness pode elevar a qualidade de vida09/12/20 Se aproxima a hora de dormir e a ansiedade chega junto. A Eko'7 realizou recentemente uma pesquisa com cerca de 250 pessoas, 46,1% delas responderam que a ansiedade é o problema que mais afeta o seu sono, na sequência aparecem as dores, com 37,8%, e insônia, com 24,3%. Queremos lhe ajudar a ter boas noites de sono, por isso, a pauta de hoje vai abordar sobre mindfulness e seus......
      DEZEMBRO VERMELHO: o que você precisa saber sobre Aids e HIV02/12/21 Vamos deixar o tabu de lado? A Aids é causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida) e já foi causa de horror na sociedade. Enquanto o assunto parecia proibido, milhares de pessoas se contaminaram por não saberem como......
      A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?26/08/19 Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias