Postado em 18 de Agosto de 2017 às 13h13

Quando a pressão é considerada alta?

Saúde (91)
Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Mas o que causa a hipertensão? A…

Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Mas o que causa a hipertensão? A partir de que ponto a pressão arterial passa a ser considerada alta?

O coração é, sem dúvidas, o músculo mais importante de um indivíduo. Sua função é exclusivamente bombear sangue para todas as partes do corpo. Quando o sangue está dentro das paredes arteriais, ele é forçado a circular dentro do coração, devido a pressão causada. A partir do momento que esse movimento começa a ser feito acima do limite de pressão suportado pelo organismo, e ele não consegue mais ser normalizado naturalmente, o processo passa a ser denominado pressão alta.

Os números ideais

A pressão considerada normal é a 120 por 80. Ou seja, a pressão máxima que o órgão pode chegar quando ele se contrai é 120 e a pressão mínima que atinge durante o relaxamento é de 80 milímetros de mercúrio. Esse processo de contração e relaxamento é o que faz o coração pulsar. Quando esses números são ultrapassados com frequência, é de extrema importância que o paciente procures ajuda médica, pois as paredes das artérias começam a sofrer lesões, como por exemplo, o rompimento de pequenos vasos sanguíneos e a dilatação do coração. Outros órgãos também sofrem quando a pressão aumenta, os rins, olhos e até o mesmo o cérebro podem sofrer desgastes, além de acarretar em outras doenças.

Fatores de risco

    Alguns fatores de risco podem fazer com que a pressão arterial aumente, como histórico familiar da doença, o consumo exagerado de bebidas com alto teor alcoólico, tabagismo, excesso de peso, uma vida sedentária e o mais conhecido: o consumo excessivo de sal. Cerca de 10% da população que tem hipertensão, consegue extinguir os problemas apenas com controle na alimentação e atividade física. Contudo, 90% dos pacientes que apresentam a doença tem de realizar o tratamento através de medicamentos.

Tratamento   

Após o diagnóstico, é importante que o paciente inicie o quanto antes o tratamento, que se dá de forma simples: inicialmente a identificação de possíveis doenças e medicamentos que possam aumentar a pressão, seguida da prática regular de atividades físicas, o controle na alimentação e ingestão de bebidas alcoólicas, assim como o controle do estresse e quando necessário e recomendado pelo médico, a introdução de medicamentos anti-hipertensivos.

10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta
  1. Afira a pressão pelo menos uma vez por ano;
  2. Pratique atividades físicas todos os dias;
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
  5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
  6. Abandone o cigarro;
  7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
  10. Ame e seja amado.

Fonte: eusou12por8.com.br

Veja também

Saúde feminina: mulheres apresentam maior incidência para diabetes e obesidade03/03/21 Próximos do Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na segunda-feira, 8 de março, que tal falar um pouco sobre a saúde da mulher? Além dos cuidados referentes ao câncer de mama e de colo de útero, que são pautados principalmente durante campanha do Outubro Rosa, outras questões precisam ser observadas quando se trata da saúde feminina.......
Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus......
Trombofilia e as injeções de amor25/05/18 A gravidez é sempre um momento único na vida da futura mamãe. Neste período, a mulher passa por inúmeras transformações em seu corpo e é preciso estar atenta a todos os sinais para que tudo ocorra de forma saudável e segura. Muitas gestantes ficam preocupadas......

Voltar para Blog

categorias-noticias