Postado em 20 de Março de 2019 às 12h42

      Quais as frutas indicadas para diabéticos

      Alimentação (58)Saúde (94)
      Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…

      Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado.

      Segundo ela, diabéticos devem cuidar o índice glicêmico e a carga glicêmica de todos os alimentos, entre eles as frutas. “O índice glicêmico é baseado na velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Para isso se utiliza o pão branco ou glicose como referência e se comparam a resposta dos outros alimentos com ele”, explica.

      A carga glicêmica é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.

      Este marcador mede o impacto glicêmico na dieta, ou seja, indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. “A melancia, por exemplo, tem o índice glicêmico alto e carga glicêmica baixa, ou seja, a quantidade de carboidratos em uma porção não é grande o suficiente para fazer um pico de glicose e alterar a glicemia sanguínea”.

                  As frutas com menor índice glicêmico são a maçã, a pêra, o morango, o abacate, o coco e a ameixa.

      Já com médio índice glicêmico, as frutas que se destacam são a laranja, a mexerica, o pêssego, a uva e o abacaxi. “Porém, cuidado. O suco dessas frutas acaba tendo alto índice glicêmico por ter ausência da fibra da casca, por isso deve-se ter cautela ao consumir na forma de sucos.

      Os frutos com alto índice glicêmico são a banana, a manga, o mamão, o caqui, a ameixa preta e as frutas secas. A melancia e melão, apesar de apresentarem alto índice glicêmico, tem baixa carga glicêmica.

      A nutricionista ressalta que não é necessário retirar algumas frutas do cardápio por causa do alto índice glicêmico. “É importante levar em conta o índice glicêmico da refeição como um todo. A presença de fibras, proteínas e gorduras na mesma refeição ajudam a reduzir a absorção dos carboidratos”.

      Sendo assim, as frutas de alto IG podem ser consumidas acompanhadas de fibras (farelo de aveia, sementes como chia e linhaça) e de oleaginosas (castanhas, amêndoas ou nozes). “O iogurte também pode ser associado com as frutas, pois apresenta boa quantidade de proteína e baixo índice glicêmico”, destaca Andressa.

      Veja também

      Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus nervos auditivos entendem que você está em movimento. Fato que seus outros sentidos não conseguem detectar, causando assim, uma…...
      Aprenda a fazer pizza vegetariana28/06/18 Optar por uma alimentação sem o consumo de carne é uma opção que tem agradado a muita gente. Por isso, vamos ensinar a fazer um dos pratos mais adorados do mundo: pizza! Mas sem o uso de nada que seja de origem animal: Ingredientes da massa: 300g de farinha......
      Brasil consome 50% mais açúcar do que o recomendado pela OMS10/06/21 Em casa por mais tempo por conta da pandemia, alguns brasileiros resolveram colocar o talento na confeitaria para jogo. Entre março e abril de 2020, o que você via com frequência nos stories do Instagram eram fotos e mais fotos de bolos.......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias