Postado em 02 de Outubro de 2019 às 18h58

      Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde

      Datas Comemorativas (39)Saúde (94)
      O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de…

      O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
      Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.
      Segundo a mastologista, Estela Regina Eidt, o câncer de mama não tem uma causa única, ele é multifatorial, por isso a dificuldade de existir uma prevenção primária eficaz. Os principais fatores de risco para se desenvolver câncer de mama é a idade, menstruação antes dos 12 anos, menopausa tardia após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter filhos (nuliparidade) e reposição hormonal pós-menopausa.
      Além disso, existem fatores comportamentais/ambientais, como a ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso, obesidade pós-menopausa e tabagismo, assim como fatores genéticos/hereditários que podem ocasionar o desenvolvimento da doença.

      Uma vida saudável previne a doença
      ?Últimos estudos demonstram que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados, com adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, além de fazer os exames de rotina?, explica a médica.
      Realizar exames de rotina, mamografia (considerada padrão ouro para rastreamento do câncer de mama), ultrassom de mamas e a ressonância de mamas são considerados exames de complemento. O autoexame regularmente também auxilia na identificação de anormalidades do peito e pode ser feito pela mulher durante o banho.
      ?Ter uma vida equilibrada, ser feliz e evitar o estresse são dicas fundamentais que aprendi depois de 20 anos fazendo mastologia. Posso assegurar que ajudam na prevenção do câncer de mama?.
      Estela também salienta que ter um sono de qualidade auxilia na prevenção, pois ele renova as energias, diminuindo o estresse do dia a dia e minimizando a chance de formar células que possam desencadear um câncer.
      __________________________________________________________________

      EKO’7

      Veja também

      Dia da Mulher - como anda o sono dela?09/03/20 Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla. Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e ansiedade e fica cada vez mais difícil ter uma rotina de sono saudável. Aí surgem problemas como insônia, o distúrbio do sono mais recorrente entre o sexo......
      Celular: um inimigo para a nossa saúde?11/12/18 O celular faz parte da nossa rotina. Ao acordar e começar as atividades do dia, ele nos faz companhia, nos atualizando das notícias do mundo e dos amigos, através das redes sociais e dos sites de notícias. O pequeno aparelho oferece tudo o que precisamos, com......
      O mês de Outubro se colore de rosa08/10/18 Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias