Postado em 08 de Outubro de 2018 às 19h30

      O mês de Outubro se colore de rosa

      Datas Comemorativas (39)
      Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28%…

      Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas.

      De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estima-se que, em 2018, aproximadamente 59,7 mil novos casos sejam diagnosticados, apenas no Brasil. Por isso, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce.

      O câncer de mama não tem somente uma causa e a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, por isso é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, após essa faixa etária. Mesmo assim, outros fatores podem contribuir para o seu surgimento, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcóolicas e histórico familiar.

      Segundo a oncologista Marcia Kotz, existem alguns fatores que podem ajudar na prevenção, como exercícios físicos, o cuidado com a obesidade, que principalmente acontece em mulheres após a menopausa e a alimentação saudável, diminuindo a ingestão de açúcares. ?É importante também a mulher conhecer o seu corpo. Apalpar a mama e as axilas regularmente e fazer exames médicos anualmente?.

       Essa é uma patologia que pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura, portanto, ao detectar a presença de um caroço (nódulo) na mama ou próximo à axila, alterações no bico do peito ou saída espontânea de líquido dos mamilos, procure seu médico.

      Veja também

      Setembro Verde: Doe órgãos, doe vida!08/09/22 O Brasil é o segundo país que mais transplanta no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, se considerarmos os números absolutos, e mesmo assim as filas de espera para receber um órgão são longas. Uma matéria divulgada pela CNN Brasil, afirma que 88% dos procedimentos de transplantes são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias