Postado em 12 de Novembro de 2019 às 12h47

      O cérebro durante o sono

      Sono (65)
      Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções. Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados.…

      Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções.
      Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados. Através dos sonhos, viram memórias ou são apagados da cabeça.
      E para que tudo isso aconteça, é necessário ter um sono de qualidade. Problemas para dormir, estresse, ansiedade ou distúrbios do sono podem interferir nesse trabalho de classificação e armazenamento de informações.
      Para entender um pouco mais sobre o que pode acontecer quando não dormimos adequadamente, pesquisadores da Universidade de Friburgo registraram as atividades do cérebro depois de uma noite de sono e outra de restrição de sono.
      Foram analisadas as forças das conexões cerebrais, ou seja, como o cérebro responde a novas informações, como o aprendizado de uma nova habilidade que requer a ativação de neurônios específicos para ativar a memória.
      Vinte participantes passaram por testes de eletroencefalograma e estimulação magnética transcraniana (TMS) para induzir o córtex motor a gerar movimentos em suas mãos. Após uma noite sem dormir, foi constatado que eles precisavam de um pulso significantemente menor para fazer o mesmo movimento, sugerindo que o cérebro está mais estimulado quando não dorme.
      Apesar de soar como algo positivo, o cérebro estimulado não é favorável para outras funções importantes de formação de memória. O sono é uma recalibragem do cérebro para o aprendizado e formação de memória. Enquanto descansamos, o cérebro limpa as conexões responsáveis por adquirir novas informações.
      O estudo realizado, além de buscar entender como funciona o cérebro, também busca explicar que o sono é uma parte importante do nosso organismo, pois é através dele que consolidamos tudo o que aprendemos durante o dia, assim como nos preparamos para adquirir novos conhecimentos.

      ______________________________

       

      Veja também

      Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do indivíduo, mas não é capaz de melhorar o desempenho…...
      Estresse, o inimigo da qualidade do sono!24/07/17 Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida......
      Os inimigos do sono08/02/19 Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos,......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias