Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 17h06

      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout

      Bem-Estar (77)

      Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova versão”, conhecida como burnout digital.

      Você não precisa ir muito longe para conhecer alguém que vive conectado, isso quando essa pessoa não é você mesmo. A tecnologia, especificamente a internet, causa nas pessoas a necessidade de imediatismo, velocidade, se antes esperávamos minutos em uma fila de banco, hoje usamos bancos digitais, ou seja, ficamos acostumados a ter tudo ‘pra ontem'.

      E nesse agito todo, o esgotamento digital chegou. Caracterizado por um estresse crônico e sentimentos negativos, essa nova versão de burnout já é um problema e tende a crescer. E as causas? Bom, essas a gente sabe bem…

      Muito tempo online, várias tarefas ao mesmo tempo e em dispositivos eletrônicos, e excesso de informação. Os sintomas podem incluir dificuldade de adormecer, ou um sono menos reparador, menos energia, desinteresse no trabalho e até dores no peito.

      Para que você não chegue no esgotamento digital, busque ficar desconectado quando possível, o famoso detox digital. Desligue notificações desnecessárias, isso evitará que você mexa o tempo todo nos dispositivos eletrônicos, e se você estiver usando o celular por lazer, estipule horários, assim não irá se prejudicar.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Sorrir é o melhor remédio05/07/17 Quem nunca ouviu um conselho carinhoso de que rir é o melhor remédio? O velho ditado é mais real do que se possa imaginar, afinal pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um estudo que comprova o pensamento de que rir realmente é o melhor dos remédios. Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil,…...
      Avós e netos: uma ligação importante21/11/18 Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam......
      Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias