Postado em 13 de Junho de 2018 às 18h35

      Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?

      Dicas (70)Bem-Estar (77)
      Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a…

      Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento.

      A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a raiz do dente fica exposta ou até mesmo quando há perda de esmalte e consequentemente uma maior exposição da dentina no dente. Os fatores que mais causam essa situação são retrações gengivais e às lesões de erosão, abrasão ou abfração do esmalte.

      Entre os alimentos que causam a hipersensibilidade estão os extremamente quentes, frios, ácidos e doces. Também é preciso evitar a ingestão excessiva de refrigerantes e sucos ácidos. A dentista fala que ?eles estão diretamente relacionados à erosão dentária, que é uma das causas de exposição dentinária e consequente sensibilidade dental exacerbada?.

                        Para quem usa aparelho ortodôntico e acha que isso pode estar causando uma maior sensibilidade, Natália avisa que ?o tratamento ortodôntico e o uso do aparelho ortodôntico em si não interferem na hipersensibilidade dental?. Mas, durante o tratamento pode acontecer um desconforto ou pequena dor por conta da movimentação que os dentes fazem. Normalmente isso só ocorre logo depois da consulta de manutenção e ajuste do aparelho.

                        Essa sensibilidade pode acontecer em qualquer idade, mas, com o passar dos anos o diagnóstico de desgastes dentais e retrações gengivais se torna mais comum. Assim, é mais frequente o relato de sensibilidade em pessoas que já estão na terceira década de vida. Além disso é mais frequente em mulheres do que homens.

      Tratamento

      Existe tratamento para esse problema? A dentista indica que sim, mas, é necessário consultar um profissional para o diagnóstico correto do que está causando essa hipersensibilidade. Fatores como má higiene oral, força excessiva durante a escovação, bruxismo, encaixe incorreto dos dentes, alimentação muito ácida e refluxo gástrico, devem ser investigados para se determinar a origem das exposições dentinárias.

      ?Após o tratamento dos fatores causadores da sensibilidade, os sintomas irão regredir ou pelo menos parar de progredir. A partir daí então, pode-se realizar tratamentos específicos para a região de sensibilidade?, indica Natália. Entre os tratamentos estão possíveis restaurações, aplicações de dessensibilizantes, uso de cremes dentais específicos e cirurgias de recobrimento radicular.

      Veja também

      VOLTA ÀS AULAS COM SEGURANÇA08/11/21 Mais de 56% da população brasileira está totalmente imunizada contra a Covid-19, esse cenário possibilita que, aos poucos, as atividades presenciais retornem. Ainda são muitos os protocolos que devem ser seguidos, e talvez eles nos acompanhem por anos. Os adultos sabem como se proteger, mas será que as crianças estão sendo instruídas? Aquelas que......
      Ficar em silêncio faz bem?07/05/24 A vida cotidiana tende a ser bastante barulhenta: buzina, telefone, conversas, obras; esse super estímulo sonoro afeta nosso bem-estar? A resposta é sim! A poluição sonora é capaz de desencadear distúrbios do......
      Como fazer a higiene dos cobertores?25/04/22 Depois de uma temporada com os cobertores guardados, está na hora de colocá-los para jogo novamente! Para deixar sua cama ainda mais convidativa, nada como ter tudo bem limpo e cheiroso, né? Como os edredons costumam ser artigos......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias