Postado em 13 de Junho de 2018 às 18h35

      Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?

      Dicas (70)Bem-Estar (77)
      Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a…

      Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento.

      A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a raiz do dente fica exposta ou até mesmo quando há perda de esmalte e consequentemente uma maior exposição da dentina no dente. Os fatores que mais causam essa situação são retrações gengivais e às lesões de erosão, abrasão ou abfração do esmalte.

      Entre os alimentos que causam a hipersensibilidade estão os extremamente quentes, frios, ácidos e doces. Também é preciso evitar a ingestão excessiva de refrigerantes e sucos ácidos. A dentista fala que ?eles estão diretamente relacionados à erosão dentária, que é uma das causas de exposição dentinária e consequente sensibilidade dental exacerbada?.

                        Para quem usa aparelho ortodôntico e acha que isso pode estar causando uma maior sensibilidade, Natália avisa que ?o tratamento ortodôntico e o uso do aparelho ortodôntico em si não interferem na hipersensibilidade dental?. Mas, durante o tratamento pode acontecer um desconforto ou pequena dor por conta da movimentação que os dentes fazem. Normalmente isso só ocorre logo depois da consulta de manutenção e ajuste do aparelho.

                        Essa sensibilidade pode acontecer em qualquer idade, mas, com o passar dos anos o diagnóstico de desgastes dentais e retrações gengivais se torna mais comum. Assim, é mais frequente o relato de sensibilidade em pessoas que já estão na terceira década de vida. Além disso é mais frequente em mulheres do que homens.

      Tratamento

      Existe tratamento para esse problema? A dentista indica que sim, mas, é necessário consultar um profissional para o diagnóstico correto do que está causando essa hipersensibilidade. Fatores como má higiene oral, força excessiva durante a escovação, bruxismo, encaixe incorreto dos dentes, alimentação muito ácida e refluxo gástrico, devem ser investigados para se determinar a origem das exposições dentinárias.

      ?Após o tratamento dos fatores causadores da sensibilidade, os sintomas irão regredir ou pelo menos parar de progredir. A partir daí então, pode-se realizar tratamentos específicos para a região de sensibilidade?, indica Natália. Entre os tratamentos estão possíveis restaurações, aplicações de dessensibilizantes, uso de cremes dentais específicos e cirurgias de recobrimento radicular.

      Veja também

      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
      Depressão, é preciso amor para curar15/01/18 Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta......
      OITO DICAS PARA VOCÊ ORGANIZAR A CASA E OTIMIZAR OS ESPAÇOS23/10/20 Organizar a casa pode transmitir sensação de bem-estar, relaxa e ainda facilita seu dia a dia no momento de procurar algum item. Se você tem dificuldade para otimizar os espaços, vamos lhe dar algumas dicas para lhe ajudar na......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias