Postado em 29 de Novembro de 2017 às 10h30

      Como usar o protetor solar de forma correta?

      Dicas (70)Saúde (94)
      O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais comum…

      O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura.

      De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

      Com o início da estação mais quente no ano, os cuidados com a pele devem aumentar, pois a radiação solar provoca lesões na pele, se não protegida devidamente. O dermatologista da Clínica da Pele, Juliano Grock, dá algumas dicas de como se proteger, por exemplo, evitando a exposição ao sol entre às 10h às 16h.

                  ?Nesse horário a radiação ultravioleta que incide sobre a Terra é muito alta, e além de favorecer o surgimento de manchas e envelhecimento precoce, é o maior estímulo para o desenvolvimento do câncer de pele?, enfatiza o dermatologista.

      Filtro solar

      É preciso criar o hábito de usar filtro solar diariamente, de preferência pela manhã e reaplicar à tarde. E quando for se expor ao sol, é necessário reaplicar, preferencialmente a cada duas horas. ?Se o seu trabalho exige expor-se diretamente ao sol, complemente com chapéus de abas largas e camisas de mangas longas. E não se esqueça dos óculos de sol?, acrescenta Grock.

      As crianças devem adquirir o hábito de usar o filtro solar, da mesma maneira que fizer quanto à escovação dos dentes. Dos 6 meses de vida até os 2 anos de idade, há filtros infantis próprios e hipoalergênicos.

      O dermatologista alerta, que antes dos 6 meses, a pele do bebê é muito delicada. O ideal é evitar a exposição direta à radiação solar. ?Lembre-se que uma grande parte das lesões de pele que surgem na idade adulta são causadas pelo dano solar acumulado na época de infância e adolescência, por isso devemos estimular o hábito do uso do protetor solar desde cedo?.

      Filtro solar, Repelentes e Hidratantes: qual passar primeiro?

      Algumas dúvidas são frequentes, principalmente, quando se fala do filtro solar, repelentes e hidratantes. O dermatologista esclarece que os mosquitos se afastam das pessoas por conta do cheiro do repelente. Por isso, este é o que deve ser usado por último.

      É recomendado usar primeiro o protetor solar em todas as áreas expostas do corpo. Depois, espere de 15 a 30 minutos para a pele absorver bem. Só então utilize o repelente em todas as áreas expostas do corpo. ?Fique atento à validade dos produtos e sua durabilidade na água. Reaplique sempre que indicado. Já, cremes hidratantes destinados ao uso diurno devem ser usados sobre a pele limpa e, após absorvidos, aplica-se o filtro solar?, finaliza Grock.

      Veja também

      Por que eu sinto tanto frio?08/07/24 O inverno chegou e algumas pessoas certamente sofrem mais do que outras com o frio. Por que isso acontece? Há quem enfrente as baixas temperaturas sem muita variação na sensação térmica, isso é um fato e ocorre, principalmente, porque nem todos os corpos liberam calor da mesma maneira. Quando a perda de calor é menor, a pessoa sente menos frio e não precisa de muito agasalho. É um fato, também, que a tendência seja......
      O frio chegou e com ele as alergias respiratórias: saiba como evitar03/07/19 O inverno começou no dia 21 de junho. Os casacos já não ficam mais guardados no armário e muitas casas já começam ser aquecidas com o fogão a lenha. Acompanhado das baixas temperaturas, alergias e doenças respiratórias aumentam nesta época do ano. Gripe,......
      Remédio é a melhor solução para falta de sono?20/01/22Entenda os cuidados com o uso de medicação para dormir Todo mundo sabe o quão ruim é ficar revirando na cama, vendo as horas passar e nada de pegar no sono. Se isso ocorre com frequência com você, saiba que o ideal é procurar auxílio médico antes de tomar qualquer......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias