Postado em 22 de Janeiro de 2018 às 18h18

      Arco íris no prato

      Alimentação (58)
      Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores             Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara Forcelini fala que a cor dos alimentos revela parte dos nutrientes…

      Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores

                  Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara Forcelini fala que a cor dos alimentos revela parte dos nutrientes e compostos ativos que cada alimento possui. Alguns alimentos com maiores concentrações que outras, mas todos com vários efeitos protetores para nossa saúde.

                  Alimentos com coloração verde, por exemplo, são ricos em cálcio, ferro, fósforo, ajudam na coagulação do sangue e diminuem a fadiga mental. Raiara cita como exemplos: alface, abacate, abobrinha, brócolis e kiwi.

      Já os de cor vermelha e alaranjada são ricos em vitamina A e vitamina C, ambas com

      ação antioxidante, fortalecendo nosso sistema imunológico e auxiliando na saúde do coração e visão. Além disso, também são ricos em licopeno, que age como um antioxidante e recentemente foi apontado como um agente protetor contra o câncer de próstata. Alimentos como morango, tomate, cáqui, cereja e goiaba vermelha ainda estimulam a circulação sanguínea, pois também possuem antocianina.

       

      Se você quiser alimentos que ajudem na manutenção dos cabelos e tecidos, aposte nos amarelos. Eles também são ótimas fontes de vitamina B3, beta caroteno e C, que auxilia o sistema imunológico. Além disso, eles são oxidantes naturais, e assim como os verdes, trabalham contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento, por exemplo. Sem contar os benefícios para o coração e visão. Entram nessa lista a laranja, mamão, melão, milho, pêssego, damasco e cenoura.

                  O preto e o roxo também estão na lista. Alimentos com essa tonalidade são ricos em vitaminas e minerais, fontes de flavonoides que tem ação antioxidante e previnem a saúde do nosso coração. Exemplos típicos desses alimentos são ameixa preta, amora, berinjela, mirtilo e uva.

                  Entre os alimentos coloridos ainda estão os de tonalidades branca e marrom. Do primeiro grupo, estão relacionados com a presença de cálcio no organismo, além de fósforo e vitamina B6, fundamentais para a formação óssea e sistema nervoso. Eles também são ricos em flavonoides, possuem ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema nervoso.  Mandioca, palmito, alho, arroz, coco, banana e feijão branco são alguns alimentos que podem ser enquadrados nesse item.

                  Já as comidas de coloração marrom são ricas em vitaminas do complexo B, D, E e no mineral selênio. Outras funcionalidades desses alimentos são a regulagem do intestino, controle do colesterol e diabetes. Eles também possuem efeito contra a fadiga e são fontes importantes de fibras. Quais são eles? Amêndoa, amendoim, arroz integral, feijão, canela, alimentos integrais e trigo.

                  Raiara destaca que o ideal é consumirmos um alimento de cada cor ao dia. Se observarmos nossa alimentação, veremos que não é difícil ingerirmos as cores citadas acima diariamente.   O resultado da mistura desses alimentos é uma gama de nutrientes e vitaminas essenciais para nosso corpo. Agora que você conhece a funcionalidade de cada cor para montar sua refeição, já pode criar pratos mais coloridos e se alimentar de forma ainda mais saudável.

      Veja também

      Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?29/01/18 Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma…...
      Bolos e Pães Naturais Saudáveis, deliciosos e nutritivos!26/04/17 Os bolos e pães naturais são tendências alimentares saudáveis que estão ganhando a preferência de quem deseja uma vida saudável. Esses alimentos são a prova de que é possível manter uma alimentação equilibrada e com qualidade nutricional. O melhor é que isso......
      Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina23/04/18 Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias