Postado em 19 de Janeiro de 2018 às 21h28

      Amamentação: amor que sai do peito

      Bem-Estar (77)
      Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de…

      Amamentação: amor que sai do peito

      Após a divulgação do estudo chamado “Primeiros 1000 dias”, que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de vida para um bebê que nasceu a termo, ou seja, contando 40 semanas.

       Desta forma, a publicação conclui que a alimentação desta fase repercute na vida toda. “Por isso, a alimentação balanceada e o controle de peso durante a gestação são muito importantes”, afirma a médica pediatra e cooperada da Unimed Chapecó, Margarida Alba Winclker.

      Após o nascimento da criança, não há dúvidas de que o leite materno é o alimento mais indicado para o seu desenvolvimento. Segundo os especialistas, é o único alimento que protege do surgimento de doenças, ao mesmo tempo que estreita os laços de afeto da mãe com o bebê e previne depressão materna, câncer de mamas e ovário materno.  “As crianças que recebem leite materno adoecem menos, tem menos risco de pneumonias e gastroenterites. Quando adoecem, se recuperam muito mais rápido, pois, junto com o leite, recebem anticorpos maternos que ajudam a combater as infecções, principalmente, enquanto não têm esquema vacinal completo?, destaca Margarida.

      Além das doenças infecciosas, o leite materno diminui a chance de desenvolvimento das alergias alimentares, que vêm aumentado nos últimos anos. Aliado à isso, conforme a pediatra, há uma dificuldade no convívio social, pois, encarece o custo de vida, já que os leites hipoalergênicos usados para tratamento possuem custo elevado. Por outro lado, conforme afirma a médica, “nem sempre o início da amamentação é uma experiência fácil. O recém-nascido busca alimento intuitivamente, mas nem sempre sabe fazer a pega corretamente, provocando lesões no mamilo e não conseguindo fazer a sucção correta”.

      Nesse sentido, salienta o quão relevante é o fato de a família estar consciente da importância do aleitamento materno e disposta a enfrentar as dificuldades que surgem. Para isso, destaca a importante presença de profissionais que apoiem e auxiliem na solução dos problemas que possam surgir. “A família deve estar ao lado da mãe a encorajando e auxiliando nas tarefas para que ela se sinta segura e tranquila para amamentar, pois a ansiedade materna é um fator que prejudica muito a descida e produção do leite, principalmente nas primeiras semanas.” 

      CARINHO E HUMANIZAÇÃO

      Para que todas as mães possam ter a alegria de amamentar, o Hospital Unimed Chapecó capacita seus profissionais para atendê-las e solucionar as dúvidas que surgem sobre a amamentação. A orientação repassada às pacientes, ainda na maternidade, é que toda mãe é capaz de produzir leite e apenas precisa se manter tranquila para que seu bebê sugue de maneira correta e faça o leite descer. “Ajuda muito conversar sobre assunto durante a gestação com um profissional para que quando o bebê nasça a mãe já esteja preparada e segura para a amamentação”, orienta.

      Margarida conclui ao destacar a importância de a mãe expressar seu desejo de amamentar para a família e o apoio de todos para o sucesso desta tarefa.

      Veja também

      Depois dos 40 ? o que muda no nosso corpo?04/06/18 Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.             Os primeiros sinais…...
      O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia......
      Estresse, o inimigo da qualidade do sono!24/07/17 Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias